Apelidada de “Atenas Brasileira” por ter sido o berço de grandes poetas e escritores, São Luís é a capital do Maranhão e um tesouro da história do Brasil. A cidade, única capital brasileira fundada por franceses, é famosa por seu centro histórico com mais de 4 mil casarões revestidos de azulejos portugueses.
Quais são as atrações que não posso perder?
O coração da cidade é o Centro Histórico, tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, onde o projeto Reviver pulsa com bares, restaurantes e lojas de artesanato. Caminhar por suas ruas de pedra e admirar os casarões do século XVIII e XIX, como o Palácio dos Leões, é uma viagem no tempo.

A cultura local é uma atração à parte, com o ritmo contagiante do reggae, que faz de São Luís a “Jamaica Brasileira”, e as tradições do Bumba Meu Boi, que explodem em cores e sons durante as festas juninas. O imponente Teatro Arthur Azevedo, o segundo mais antigo do país, é uma visita obrigatória.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Centro Histórico (Reviver): O maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina.
- Palácio dos Leões: Sede do governo e um dos mais importantes marcos históricos.
- Teatro Arthur Azevedo: Um ícone da cultura maranhense.
- Espigão Costeiro: Estrutura que avança no mar, ideal para caminhadas no fim de tarde.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
São Luís possui um clima tropical, com temperaturas elevadas e alta umidade durante todo o ano. As estações são bem divididas entre um período chuvoso, que vai de janeiro a junho, e um período mais seco, de julho a dezembro.
A melhor época para visitar é durante a estação seca, especialmente entre junho e setembro. Nesse período, as chuvas dão uma trégua e a cidade ferve com as apresentações do Bumba Meu Boi nas festas juninas. É também a melhor época para visitar os vizinhos Lençóis Maranhenses. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 1.037.775 pessoas (2022)
- DDD: 98
- Clima Predominante: Tropical
- Fundação: 8 de setembro de 1612
O custo para visitar a Ilha do Amor é alto?
O custo para visitar São Luís é considerado acessível em comparação com outras grandes capitais turísticas do Brasil. A cidade oferece uma vasta gama de opções de hospedagem e gastronomia com preços justos, especialmente para provar delícias como o arroz de cuxá e a peixada maranhense, veja abaixo o vídeo do canal MAIS 50:
Os preços podem subir durante o mês de junho, na alta temporada das festas juninas, por isso o planejamento é recomendado. Informações sobre a estrutura e os eventos da cidade podem ser encontradas no portal da Prefeitura de São Luís.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para turistas que desejam uma imersão cultural, a melhor opção é se hospedar no Centro Histórico, onde ficam as pousadas mais charmosas. Para quem prefere uma estrutura hoteleira moderna e proximidade com a praia, os bairros de Ponta d’Areia e Calhau são ideais.
Para morar, bairros como Renascença, Calhau e Ponta do Farol são os mais valorizados, concentrando os melhores shoppings, escolas e serviços da cidade.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Centro Histórico: Ideal para turistas, com imersão na cultura local.
- Ponta d’Areia: Região da orla com grandes hotéis.
- Renascença: Bairro nobre com a melhor infraestrutura de serviços.
- Calhau: Ótima opção para morar, com boa estrutura e acesso à praia.









