Manobrar um navio de 300 metros em um porto movimentado é uma das tarefas mais arriscadas da logística. O profissional que faz isso, o Prático de Navios, tem uma das remunerações mais altas do Brasil, justamente porque o custo de um erro é bilionário.
O que faz exatamente um Prático?
Este profissional não é o capitão do navio. Na verdade, ele é um especialista local que embarca no navio (muitas vezes em alto mar) para assumir ou assessorar o comando da manobra de atracação e desatracação. O capitão conhece o navio, mas o Prático conhece o porto, com suas correntes, profundidade e tráfego específico.
Sua responsabilidade é absoluta, pois ele guia embarcações que valem centenas de milhões. Portanto, a função exige precisão extrema e calma sob pressão intensa. O foco é garantir que a operação ocorra sem nenhum incidente.
No vídeo abaixo, da Praticagem do Brasil, você entende o que faz esse profissional e por que ele é tão valioso para a segurança da navegação:
Por que a profissão paga tanto?
A remuneração é uma das mais altas do país simplesmente pela lei da oferta e demanda, combinada com o risco. O número de Práticos é rigorosamente controlado pela Marinha do Brasil, e o processo seletivo (concurso) é um dos mais difíceis do país. Consequentemente, existem pouquíssimos profissionais habilitados.
Além disso, o risco gerenciado é financeiramente incalculável. Um erro na manobra pode causar um desastre ambiental, fechar um porto (como o Porto de Santos) por dias e gerar prejuízos bilionários. O alto salário é, portanto, a remuneração pelo altíssimo risco.
Como se tornar um Prático de Navios?
O caminho é longo e exige uma preparação de elite. Para se candidatar, o profissional precisa atender a requisitos rigorosos.
A lista de exigências básicas para o processo seletivo inclui:
- Ser brasileiro.
- Ter diploma de ensino superior (em qualquer área) OU ser Oficial de Náutica/Máquinas.
- Ser aprovado no rigoroso processo seletivo público da Marinha.
- Passar por um extenso programa de treinamento (como Praticante de Prático) após a aprovação.
Qual é o salário real de um Prático?
A remuneração de um Prático não é um salário fixo, mas sim um faturamento (como empresa) pela prestação de serviço. Por isso, os ganhos variam muito conforme o porto e o volume de navios.
Os valores são, de fato, alguns dos mais altos do país. Na tabela abaixo, estão as estimativas de ganhos mensais:
| Localização (Porto) | Nível de Atividade | Faixa de Ganhos Mensal (BRL) |
| Portos Menores | Baixo/Médio fluxo | R$ 30.000 – R$ 60.000 |
| Portos Médios | Médio fluxo | R$ 60.000 – R$ 120.000 |
| Portos Grandes (Ex: Santos) | Alto fluxo | R$ 120.000 – R$ 250.000+ |

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O futuro da praticagem
Mesmo com o avanço de GPS e sistemas de automação, esta profissão não está ameaçada. A tecnologia ajuda, mas a manobra final em águas restritas exige a sensibilidade humana e o conhecimento local que nenhuma máquina pode replicar no curto prazo.
O Prático é a apólice de seguro humana contra o desastre. Por isso, enquanto navios gigantes precisarem atracar em portos complexos, esta continuará sendo uma das poucas, e mais bem pagas, profissões do mundo.









