O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta sexta-feira (21) em queda de 0,39%, aos 154.770,10 pontos, na volta do feriado da Consciência Negra. Na semana, o recuo foi de 1,88%.
A queda refletiu a aversão ao risco após a divulgação do payroll de setembro, o primeiro após o fim do shutdown nos EUA. O relatório de empregos mostrou criação de 119 mil vagas, acima da mediana de projeções.
- Outros investidores já estão copiando a operação com café que rendeu R$ 25 mil no mês — saiba como ativar agora o Copy Invest.
Também houve revisões para baixo nos números de agosto e julho, e a taxa de desemprego recuou de 4,3% para 4%, contrariando a expectativa de estabilidade.
Investidores também continuam com a formação de bolha em ativos ligados à inteligência artificial (IA). Mesmo com resultados robustos da Nvidia, o mercado avalia que parte das ações do setor estão com valuations elevados.
Destaques do Ibovespa
As ações da Petrobras contribuíram com o movimento negativo, caindo 0,86% (PETR3) e 0,76% (PETR4). O setor bancário operou misto, com destaque para os papéis do Banco do Brasil, que subiram 1,95%. A Vale (+0,32%) também subiu.
Entre as maiores altas do dia ficaram Magazine Luiza (+3,22%), Azzas (+2,25%) e Auren (+1,99%). Já CVC (-7,11%), Totvs (-6,66%) e Embraer (-4,34%) lideraram as quedas.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.



