O aluguel residencial recuou em novembro na comparação com o mês anterior, subindo 0,37%, após avanço de 0,57% em outubro, segundo o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR).
O índice divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) mostrou que mesmo com o ritmo menor no mês, houve aceleração no comparativo anual.
Nos 12 meses encerrados em novembro, o IVAR acumulou alta de 6,92%, acima dos 5,58% registrados até outubro.
- Os melhores imóveis não chegam para todo mundo ao mesmo tempo. Entre no grupo de WhatsApp e receba ofertas exclusivas de imóveis de leilão e retomados.
“O destaque de novembro está no acumulado em 12 meses, que avançou para 6,92%. Esse salto mostra que, apesar da desaceleração mensal, a tendência de alta no mercado de locação ainda é clara”, afirmou Matheus Dias, economista do Ibre/FGV.
Ele ressaltou que Belo Horizonte e São Paulo foram as capitais que mais contribuíram para a variação anual.
Aluguel nas capitais registram movimentos distintos
São Paulo teve alta de 0,52% em novembro, após variação de 0,13% em outubro. No Rio de Janeiro, o avanço foi de 1,13%, ante 0,68% no mês anterior.
Em Belo Horizonte, o aumento desacelerou de 1,30% para 0,39%. Já Porto Alegre foi a única capital com recuo no período, com baixa de 0,37% após alta de 0,88% em outubro.
No acumulado de 12 meses, Belo Horizonte lidera com avanço de 11,37%, seguida por São Paulo (6,53%), Rio de Janeiro (5,50%) e Porto Alegre (4,63%).









