Quatro em cada dez brasileiros (41%) sonham com a conquista da casa própria nos próximos anos, segundo a pesquisa “Retratos do Morar”, realizada pelo QuintoAndar em parceria com a Ipsos-Ipec.
Contrariando o imaginário popular, a Geração Z (18-28 anos), classificada por muitos como “nômades”, lidera a intenção de comprar um imóvel, com 50%. Já os Baby Boomers (acima de 61 anos) apresentam a menor intenção, com 18%.
Para Marcia Cavallari, diretora do Ipsos-Ipec, culturalmente a casa própria sempre foi um sonho por trazer segurança para o indivíduo e para sua família. Ela afirma que, mesmo com a flexibilidade nos modelos de trabalho, ter um lugar para chamar de “seu” traz conforto, tranquilidade e paz.
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O principal motivo para a compra é ter um imóvel melhor (31%), apesar da alta satisfação com o local de moradia atual (71% estão satisfeitos ou muito satisfeitos). Em seguida, vem a realização de um sonho (28%), a garantia de um imóvel próprio (28%) e não ter que pagar aluguel (24%).
A realidade financeira da população é o maior obstáculo desta jornada. Entre os motivos citados pela pesquisa estão:
- Falta de recursos: 41% dos entrevistados citam não ter dinheiro (para entrada, financiamento ou parcelas) como a maior barreira para a aquisição de um imóvel.
- Custo e crédito: A percepção de que os valores dos imóveis subiram muito (30%) e que os juros (o custo cobrado pelo uso do crédito) estão muito altos (21%) também são fatores relevantes que impedem a compra.
- Renda comprometida: Mais de um terço dos entrevistados (37%) relata que as despesas mensais consomem a totalidade ou quase toda a renda, dificultando a capacidade de poupança.
Devido a essas dificuldades financeiras, a compra é vista como um plano de longo prazo para a maioria. Entre os que pretendem comprar, a maioria (60%) planeja a aquisição para um período superior a um ano.
Lucas Lima, COO do QuintoAndar, afirma que a compra de um imóvel é “provavelmente o maior ativo que o brasileiro vai adquirir durante a vida” e que essa decisão requer tempo e informações de qualidade. Dessa forma, o consumidor consegue encontrar o ecossistema ideal para morar.
Atualmente, três em cada quatro (75%) brasileiros moram em casas (ruas ou condomínios), enquanto 22% residem em apartamentos. Destes, 63% dos entrevistados já realizaram o sonho da casa própria — 74% deles vivem em imóveis quitados —, enquanto 29% mora de aluguel.
“Studios” viabilizam sonho da casa própria
A pesquisa revela que 38% dos brasileiros se imaginam morando em uma Tiny House, conhecida popularmente como “studio” (construções de até 37 m²), motivados principalmente pela redução do custo de vida (36%).
Cavallari reforça que a popularização do modelo veio diante das dificuldades de adquirir um imóvel atualmente. “Os studios ficaram populares por serem uma alternativa para viabilizar este sonho [da casa própria]. Eles viraram a porta de entrada para os jovens”.
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Imóvel como investimento
Segundo o relatório, 26% dos Millennials (29-44 anos) vê a aquisição de imóveis como uma boa forma de investir. A Geração X (45-60 anos) e os Baby Boomers não ficam distantes, com 24% e 23%, respectivamente.
Embora a intenção de comprar seja liderada pela Geração Z, a motivação para fazer um investimento no mercado imobiliário é menor nesse grupo (14%).









