Se está à procura de um SUV médio em 2025 sem pagar valores exorbitantes, este ano traz uma “guerra de preços” interessante. Alguns modelos novos forçaram os líderes de mercado a criar versões de entrada mais competitivas, permitindo que o consumidor leve para casa carros com porte superior pagando o valor de modelos compactos topo de linha.
O Caoa Chery Tiggo 7 Sport é imbatível no preço?
Sem dúvida, o Caoa Chery Tiggo 7 Sport é o carro que oferece “mais por menos” no cenário atual. Com preço na faixa de R$ 139.990, ele custa o mesmo que versões intermediárias de SUVs compactos menores, como VW T-Cross ou Chevrolet Tracker. O modelo entrega porte médio real, um porta-malas generoso de 525 litros e um visual imponente que agrada aos brasileiros.
O pacote de equipamentos é superior à média, incluindo bancos dianteiros com ajuste elétrico, painel digital de 12,3 polegadas e carregador por indução. O motor 1.5 Turbo de 150 cavalos não tem a pretensão esportiva do irmão Pro, mas cumpre bem a função urbana. O ponto de atenção fica para o consumo de combustível, que tende a ser mais elevado que nos rivais diretos.

O Jeep Compass Sport ainda vale a pena?
A Jeep reagiu à concorrência agressiva posicionando o Compass Sport como uma alternativa de peso. Frequentemente encontrado em promoções na casa dos R$ 155.000, ele traz o motor 1.3 Turbo (T270) de 185 cavalos, que é o mais potente entre as versões de entrada desta lista. O desempenho é excelente, garantindo ultrapassagens seguras na estrada.
Mesmo sendo a versão básica, o Compass Sport não é “pelado”. Ele já sai de fábrica com central multimídia de 8,4 polegadas, faróis Full LED e ar-condicionado dual zone. No entanto, o acabamento perde alguns detalhes cromados e as rodas são menores em comparação às versões Longitude ou Limited. A revenda fácil e a liquidez de mercado continuam sendo seus maiores trunfos.

O Toyota Corolla Cross XR entrega segurança?
O Toyota Corolla Cross XR é a escolha da racionalidade. Embora tenha um acabamento simples (com o criticado freio de estacionamento no pedal) e um visual menos arrojado, ele vence no quesito segurança. A Toyota manteve o pacote Safety Sense (piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa) mesmo nesta versão de entrada, algo raro no segmento.
O motor 2.0 aspirado com injeção direta é extremamente robusto e, surpreendentemente, mais econômico que muitos motores turbo rivais em uso rodoviário. Antes de decidir qual modelo levar para a garagem, verifique os seguintes pontos cruciais listados abaixo para não se arrepender depois:
- O valor do seguro, que costuma ser mais alto para o Compass.
- A desvalorização histórica, onde o Corolla Cross leva vantagem.
- A rede de concessionárias na sua região, ponto fraco da Caoa Chery em cidades pequenas.
Comparativo dos SUVs médios acessíveis
A tabela abaixo organiza as melhores opções de entrada no segmento de médios em 2025. A seguir, veja os dados para a melhor decisão:
| Modelo | Versão | Motorização | Preço Estimado | Destaque |
| Caoa Chery Tiggo 7 | Sport | 1.5 Turbo (150 cv) | R$ 139.990 | Custo-Benefício |
| Jeep Compass | Sport | 1.3 Turbo (185 cv) | R$ 154.990 | Potência e Revenda |
| Toyota Corolla Cross | XR | 2.0 Aspirado (175 cv) | R$ 164.990 | Segurança e Durabilidade |
| Volkswagen Taos | Comfortline | 1.4 Turbo (150 cv) | R$ 186.990 | Espaço Interno |

Leia também: SUV médio da Kia tem motor turbo forte, pacote tecnológico completo e faz mais de 11 km/l
Qual a melhor escolha racional?
O Caoa Chery Tiggo 7 Sport constitui a compra mais lógica para quem tem o orçamento limitado e prioriza equipamentos e espaço, entregando muito mais carro pelo preço de um compacto. Se a prioridade for desempenho e liquidez na hora da venda, o Jeep Compass Sport é imbatível. Finalmente, para quem busca um carro para ficar muitos anos sem dor de cabeça com manutenção, o Toyota Corolla Cross XR é a aposta mais segura e durável.


