Monitor do Mercado
  • Início
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Câmbio
    • Commodities
    • Cripto
    • Economia
    • Empresas e ações
    • Fatos Relevantes
    • Finanças Pessoais
    • Imóveis
    • Inteligência Artificial
    • Internacional
    • Mercados
    • Negócios
    • Política
  • Ferramentas
    • Monitor Empresas
    • Real Time
    • Cursos
    • E-books gratuitos
    • Newsletter
    • Planilha de Controle Financeiro
    • Simulador de Financiamento
    • Simulador de Aposentadoria
  • INVESTIMENTOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
Monitor do Mercado
Home Notícias Economia

Com mais de 4.000 km de extensão, esta rodovia lendária foi projetada para rasgar a Amazônia e integrar o Brasil de leste a oeste

Ryan Cardoso Por Ryan Cardoso
18/dez/2025
Em Economia, Notícias
Com mais de 4.000 km de extensão, esta rodovia lendária foi projetada para rasgar a Amazônia e integrar o Brasil de leste a oeste

Reprodução de uma rodovia cercada de árvores

WhatsappTelegramTwitterFacebookLinkedin

Com mais de 4.000 km de extensão, a lendária Rodovia Transamazônica (BR-230) foi um dos projetos mais ambiciosos da engenharia brasileira. Projetada durante o regime militar para integrar a Amazônia ao resto do país, ela é um símbolo da complexa relação entre desenvolvimento e meio ambiente.

Qual era o objetivo original da Rodovia Transamazônica?

Inaugurada na década de 1970, a Rodovia Transamazônica foi concebida com o lema “integrar para não entregar”. O objetivo era levar o desenvolvimento ao Norte do país, promover a colonização da região e criar uma ligação terrestre entre o Nordeste e a fronteira com o Peru.

Veja também

A regra do IPVA que está fazendo motoristas deixarem de pagar o IPVA

Banco Central endurece regras do Pix e pode excluir 31 empresas até março

O projeto visionava uma estrada totalmente pavimentada, cortando a maior floresta tropical do mundo. No entanto, a realidade se impôs, e grande parte da rodovia permanece sem asfalto até hoje, tornando-se um desafio de engenharia e logística.

Como é a aventura de percorrer esta estrada lendária?

Viajar pela Transamazônica é uma experiência para poucos. Nos trechos não pavimentados, a estrada se transforma em um mar de lama na estação chuvosa (o “inverno amazônico”) e em um deserto de poeira na estação seca. A travessia exige veículos 4×4, planejamento e muita resiliência.

Com mais de 4.000 km de extensão, esta rodovia lendária foi projetada para rasgar a Amazônia e integrar o Brasil de leste a oeste
Carro com dificuldade de passar no caminho de terra

A jornada revela um Brasil profundo, com paisagens deslumbrantes, comunidades ribeirinhas e os desafios sociais e ambientais da fronteira agrícola. É uma rota que expõe as veias abertas da Amazônia e a complexidade de sua ocupação.

Desafios da travessia:

  • Atoleiros: Trechos de lama intransitáveis no período de chuvas.
  • Pontes precárias: Muitas pontes de madeira exigem cautela.
  • Isolamento: Longos trechos sem postos de combustível ou vilarejos.

Leia também: Com 402 km de extensão e um fluxo intenso, esta rodovia é a artéria vital que conecta as duas maiores metrópoles do Brasil – Monitor do Mercado

Quais os principais impactos ambientais e sociais da rodovia?

A construção da Transamazônica é um dos capítulos mais controversos da história recente do Brasil. A abertura da estrada acelerou o desmatamento, a grilagem de terras e os conflitos com povos indígenas, criando um arco de devastação ao longo de seu trajeto.

O canal Câmera Record apresenta uma reportagem especial sobre a Rodovia Transamazônica, 50 anos após o início de sua construção:

A gestão desses impactos é um desafio constante para órgãos como o IBAMA. A rodovia é um exemplo clássico do dilema entre a necessidade de infraestrutura para o desenvolvimento e a urgência da conservação ambiental na Amazônia.

Qual a situação atual da BR-230 e seus projetos?

Grande parte da Transamazônica ainda aguarda pavimentação, um trabalho complexo e de alto custo tocado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A obra avança lentamente, priorizando trechos mais populosos e de maior importância logística.

Apesar dos problemas, a rodovia é vital para o escoamento da produção e o abastecimento de dezenas de municípios. Ela conecta estados e realidades muito distintas, sendo um retrato fiel das contradições e da grandiosidade do território brasileiro.

CaracterísticaTransamazônica (BR-230)Belém-Brasília (BR-153)
ExtensãoCerca de 4.260 km.Cerca de 3.585 km.
PavimentaçãoParcial (grande parte de terra).Totalmente pavimentada.
Principal DesafioCondições climáticas e isolamento.Tráfego intenso de caminhões.
EnviarCompartilharTweet47Compartilhar76Compartilhar13

Mais Notícias

A regra do IPVA que está fazendo motoristas deixarem de pagar o IPVA
Economia

A regra do IPVA que está fazendo motoristas deixarem de pagar o IPVA

18 de dezembro de 2025
Imagem: depositphotos.com / rafapress
Destaques

Banco Central endurece regras do Pix e pode excluir 31 empresas até março

18 de dezembro de 2025
Com areia derretida a mais de 1.500°C, é assim que a indústria transforma um simples grão no material transparente do nosso dia a dia
Economia

Com areia derretida a mais de 1.500°C, é assim que a indústria transforma um simples grão no material transparente do nosso dia a dia

18 de dezembro de 2025
Essas placas parecem simples, mas custam caro aos motoristas
Economia

Essas placas parecem simples, mas custam caro aos motoristas

18 de dezembro de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A regra do IPVA que está fazendo motoristas deixarem de pagar o IPVA
Economia

A regra do IPVA que está fazendo motoristas deixarem de pagar o IPVA

Por Patrick
18 de dezembro de 2025

Obter a isenção do IPVA é um direito que alivia o orçamento de muitos motoristas no Brasil. As regras variam...

Leia maisDetails
Imagem: depositphotos.com / rafapress

Banco Central endurece regras do Pix e pode excluir 31 empresas até março

18 de dezembro de 2025
Com areia derretida a mais de 1.500°C, é assim que a indústria transforma um simples grão no material transparente do nosso dia a dia

Com areia derretida a mais de 1.500°C, é assim que a indústria transforma um simples grão no material transparente do nosso dia a dia

18 de dezembro de 2025
Essas placas parecem simples, mas custam caro aos motoristas

Essas placas parecem simples, mas custam caro aos motoristas

18 de dezembro de 2025
Imagem: Piqsels

Inglaterra reduz taxa de juros para 3,75% e sinaliza novos cortes

18 de dezembro de 2025
Monitor do Mercado

Notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões.

Navegue no site

  • Últimas notícias
  • Quem somos
  • E-books gratuitos
  • Cursos
  • Política de privacidade

Siga nossas redes

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Câmbio
    • Commodities
    • Cripto
    • Economia
    • Empresas e ações
    • Fatos Relevantes
    • Finanças Pessoais
    • Imóveis
    • Inteligência Artificial
    • Internacional
    • Mercados
    • Negócios
    • Política
  • Ferramentas
    • Monitor Empresas
    • Real Time
    • Cursos
    • E-books gratuitos
    • Newsletter
    • Planilha de Controle Financeiro
    • Simulador de Financiamento
    • Simulador de Aposentadoria
  • INVESTIMENTOS