A inflação dos Estados Unidos medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI) avançou 0,2% na comparação mensal, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Departamento do Trabalho. Na comparação anual, o indicador subiu 2,7% em novembro.
Analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast esperavam altas de 0,3% no mês e de 3,1% em 12 meses. O resultado ficou abaixo das estimativas do mercado.
- Veja como um analista fez R$ 25 mil de lucro operando café — clique aqui e descubra como você pode seguir essa estratégia.
Em setembro, o CPI cheio havia registrado alta de 0,3% na comparação mensal e avanço de 3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O núcleo do CPI — indicador que exclui itens mais voláteis, como alimentos e energia — subiu 2,6% na comparação anual de novembro. O resultado veio em linha com as expectativas do mercado.
A variação mensal do núcleo do CPI em novembro não foi divulgada. Em setembro, o núcleo havia avançado 0,2% na comparação com agosto e 3% em 12 meses.
Shutdown interrompe divulgação do CPI de outubro
No comunicado, o Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês) informou que não foi possível coletar os dados de pesquisa referentes a outubro de 2025 devido ao shutdown do governo americano.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Segundo o BLS, também não foi possível recuperar essas informações de forma retroativa. Para alguns componentes do índice, o órgão utilizou fontes alternativas, que não dependem de pesquisas diretas, para realizar os cálculos.





