O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reafirmou seu compromisso de fazer “o possível para reduzir a inflação” no país, citando o aumento das taxas básicas como ferramenta principal. Ele também comentou que ainda é difícil calcular quais os efeitos da guerra causada pela Rússia contra a Ucrânia na economia dos Estados Unidos.
“Faremos todo o possível para reduzir a pressão inflacionária nos Estados Unidos. Usaremos todas as ferramentas disponíveis”, disse ele em depoimento perante o comitê de Assuntos Financeiros, Residenciais e Urbanos do Senado norte-americano.
Segundo ele, o aumento das taxas básicas de juros é a postura mais apropriada. Ele reiterou que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) deve concordar com um aumento de 0,25 ponto percentual (pp) na próxima reunião, que deve ser realizada entre os dias 15 e 16 de março.
“As taxas de juros baixas não são mais apropriadas na economia atual”, afirmou. De acordo com ele, o ritmo do aumento das taxas será ditado pelo estado inflacionário no país. Ontem, ele chegou a dizer que o comitê consideraria aumentos de 0,5 pp nas reuniões após março caso o aumento de preços não reduzisse.
Sobre a guerra, ele disse que “ainda é cedo demais para saber quais serão os efeitos da guerra e as sanções aplicadas pelos Estados Unidos e outras nações sobre a nossa economia”.
Para ele, o primeiro impacto deve vir dos preços de energia, que sofreram uma forte alta devido ao retiro dos produtos russos do mercado como petróleo e gás natural.
“Haverá forte pressão inflacionária vindo dos preços de energia no curto-prazo”, disse Powell. Segundo ele, isso pode sim pesar sobre o crescimento do país, que vinha se recuperando após a pandemia de covid-19.
Quando questionado sobre uma possível ameaça de instabilidade financeira causada por ciberataques vindos da Rússia, Powell disse que o Fed permanece alerta para ameaças mas que “ainda não houve sinais claros” de qualquer atentado do tipo.
Julio Viana / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação