As três principais bolsas dos Estados Unidos (EUA) encerraram a primeira sessão de 2026 sem direção única, em um pregão de liquidez reduzida ainda em razão do feriado de Ano Novo. O desempenho foi influenciado por ganhos em ações de empresas produtoras de chips de inteligência artificial (IA).
O Dow Jones avançou 0,66%, aos 48.382,39 pontos. O S&P 500 registrou alta de 0,19%, aos 6.858,47 pontos. Já o Nasdaq recuou 0,30%, encerrando o dia aos 23.235,63 pontos.
No acumulado da semana, os três principais índices encerraram em queda. O Dow Jones recuou 0,67%, o S&P 500 caiu 1,03% e o Nasdaq acumulou perda de 1,51%.
- Seu investimento está REALMENTE protegido pelo FGC? Entenda de uma vez por todas aqui
Setor de tecnologia tem desempenho desigual
Entre as ações de maior peso, a Tesla caiu 2,59% após divulgar entregas de veículos abaixo do esperado no quarto trimestre de 2025. No ano passado, o papel acumulou queda de cerca de 9%. Com isso, a chinesa BYD passou a liderar o ranking global de vendas de veículos elétricos.
Na ponta positiva, o setor de semicondutores concentrou os principais ganhos do dia. A Intel saltou 6,72%, com investidores à espera de detalhes sobre o chip “Panther Lake”, que pode ser apresentado na Consumer Electronics Show (CES), na próxima semana.
Outras fabricantes de chips também avançaram. A Micron subiu 10,5%, a AMD ganhou 4,35% e a Nvidia avançou 1,26%.
Entre as chamadas “Sete Magníficas”, além da Nvidia e da Alphabet, que subiu 0,69%, as demais ações encerraram em queda. A Amazon recuou 1,87%, a Apple caiu 0,31%, a Meta perdeu 1,47% e a Microsoft teve baixa de 2,21%.
- Mercado volátil? Sem estratégia, a chance de erro é maior. Baixe o eBook gratuito de Guto Gioielli e aprenda a decidir com inteligência.
Baidu dispara e Berkshire recua
Os American Depositary Shares (ADRs) da Baidu saltaram 15,03%, após a informação de que a unidade de chips de inteligência artificial da empresa entrou, de forma confidencial, com pedido de listagem na Bolsa de Hong Kong.
Já a Berkshire Hathaway recuou 1,41%, no primeiro pregão após Warren Buffett deixar oficialmente o comando da companhia, transferindo a liderança para Greg Abel.
Agenda macro segue no radar nos EUA
No cenário macroeconômico, o índice de gerentes de compras (PMI) industrial dos EUA recuou em dezembro, reforçando a cautela dos investidores.
Agora, o mercado volta as atenções para a agenda da próxima semana, com destaque para o relatório de empregos dos Estados Unidos e para a definição do próximo presidente do Federal Reserve (Fed), fatores que podem influenciar as expectativas para a política monetária ao longo de 2026.



