As ações da Petrobras iniciaram o pregão desta segunda-feira (14) em queda, enquanto o Ibovespa sobe, após o presidente da República Jair Bolsonaro declarar que está trabalhando para diminuir o preço dos combustíveis.
Às 12h, as ações PETR3 e PETR4 estavam caindo 1,69% e 1,60%, descoladas do Ibovespa, principal indicador da Bolsa, que sobe 0,06%.
Bolsonaro afirmou, em entrevista na Rádio Tupi: “Estamos tentando sim, de forma legal, junto ao presidente da Petrobras, os diretores, presidentes dos conselhos, ver o que se pode fazer para produzir petróleo, diesel e gasolina em especial, o mais barato possível na ponta da linha”.
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista da Wise Investimentos para ter uma segunda opinião.
A política de preços da Petrobras tem movimentado o ano eleitoral. Todos os candidatos parecem ter algo a dizer, já que é um tema sensível a todo o eleitorado, com impacto direto na inflação.
O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (Lula) afirmou que vai extinguir a paridade dos preços com o dólar, para proteger o mercado interno.
Já o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro vai na contramão do ex-presidente e diz que pretende privatizar a estatal.
O governador de São Paulo João Dória concorda com Moro, e afirmou que quer dividir a empresa para sua privatização e criar um fundo de estabilização de preços.
Já Ciro Gomes criticou tanto a proposta de privatização quanto a política de paridade de preços, que, segundo ele, gera lucros que são um “tapa na cara” da sociedade brasileira.
Imagem: Antonio Cruz – Agência Brasil









