O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) cresceu 2,2% em 2025, segundo dados do Departamento de Comércio do país. O resultado indica desaceleração frente à expansão de 2,8% registrada em 2024.
Segundo a Capital Economics, a paralisação do governo (conhecida popularmente como shutdown) prejudicou a economia mais do que dados anteriores indicavam, contribuindo para a desaceleração no quarto trimestre.
Entretanto, a consultoria projeta recuperação no primeiro trimestre deste ano, com crescimento do PIB acima de 3% em termos anualizados.
O banco canadense CIBC afirmou que, além do shutdown, o PIB foi afetado por volatilidade ligada a mudanças no comércio exterior e na formação de estoques.
- Quer investir com mais critério em 2026? Participe da Masterclass Virada Financeira, ao vivo no dia 23/02.
Inflação sobe 2,8% em 2025
Junto com o PIB dos EUA foi divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE), indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed). A inflação registrou alta de 2,6% em 2025, repetindo a variação de 2024.
O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 2,8% em 2025, após alta de 2,9% no ano anterior.


