As tensões entre Ucrânia e Rússia tiveram mais influência no mercado global do que a última decisão do Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA.
Devido ao perigo de invasão russa na Ucrânia e a possibilidade de intervenção da ONU e UE, que pode ser contra-atacada com um racionamento na distribuição de gás natural para a Europa pela Rússia, os preços do petróleo tiveram uma tremenda alta, ofuscando a influência da taxa de juros estadunidense por enquanto.
O conflito geopolítico entre os países foi responsável por uma alta considerável do petróleo, fazendo com que o Brent, cotação do petróleo produzido no Mar do Norte, na Europa, e negociado em Londres, ultrapassasse o valor de US $90 pela primeira vez em sete anos, mesmo com a alta do dólar, que encarece a commodity para outros compradores.
Após a decisão do FED ser ofuscada pelo conflito, os mercados globais voltam sua atenção para a reunião de 2 de fevereiro da Opep+, na qual é esperada a manutenção da estratégia de subir em 400,000 mil barris por dia a oferta para o mês de março.