Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão em alta com a recuperação do setor de tecnologia, que sofreu grandes perdas no pregão de ontem por conta do aumento dos rendimentos dos títulos.
“Os mercados europeus desfrutaram de uma sessão muito melhor hoje, embora o viés tenha sido muito mais defensivo por natureza, com as ações de saúde superando, e a resiliência de hoje continuando a contrastar com o desempenho das ações nos Estados Unidos, onde o ar parece um pouco mais rarefeito”, diz o analista da CMC Markets, Michael Hewson.
Durante o dia, os investidores também ficaram de olho nos comentários do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre a inflação nos Estados Unidos.
No início da tarde, o presidente Jerome Powell testemunhou perante um comitê do Senado americano e disse que espera que uma cadeia de suprimentos normalizada ajude a aliviar as pressões inflacionárias em 2022, mas afirmou que o Fed não teria medo de aumentar as taxas além do projetado se a inflação continuar alta.
A inflação está no centro dos pensamentos dos investidores na Europa, o que pressiona o Banco Central Europeu (BCE) a apertar a política monetária. A inflação de dezembro atingiu máxima recorde de 5% no bloco monetário, mostraram dados na semana passada.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,58%, 7.488,09 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +0,85%, 15.943,77 pontos
CAC-40 (Paris): +0,26%, 7.181,26 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,63%, 27.525,00 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,48%, 8.768,30 pontos
SMI-20 (Zurique): +1,01%, 12.724,30 pontos
PSI-20 (Lisboa): +1,33%, 5.641,69 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels









