Nesta segunda-feira (27/12), o mundo registrou mais de 1,44 milhão de novos infectados com Covid-19 em um único dia — número recorde desde o início da pandemia.
De acordo com dados da universidade Johns Hopkins, que monitora o avanço da doença em diferentes países, a média móvel de casos (em 7 dias) ficou em 841 mil, um aumento de 49% em relação a novembro.
As novas altas de casos de coronavírus são resultado da disseminação da nova variante da doença, a Ômicron, descoberta na África Subsaariana, que vem ampliando sua presença na Europa e nos Estados Unidos.
A cepa, de acordo com estudos recentes, é mais contagiosa e pode escapar da imunidade adquirida pelas vacinas e infecções.
Felizmente, não foi registrado um aumento considerável no número de mortes, o que pode representar a menor letalidade da variante, em relação ao vírus inicial e as cepas até então descobertas.
No Brasil, foram registrados 74 casos da variante Ômicron, de acordo com o Ministério da Saúde, concentrados em São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Também foram registrados 116 casos em investigação, sendo metade em Santa Catarina (58 investigações).
Imagem: unsplash.com