O banco de investimentos BTG Pactual divulgou sua carteira de ações recomendadas para o mês de dezembro, com importantes mudanças motivadas, inclusive, pelas expectativas para 2022.
“Preços mais baixos das commodities, taxas de juros mais altas e expectativas de menor crescimento econômico em 2022 já estão fazendo com que nossos analistas revisem para baixo suas projeções de lucros para 2022.”
A carteira segue exposta a dólar (Gerdau e Suzano) e a petróleo (via PetroRio e Raízen).
O banco também acredita na forte retomada do consumo da classe alta, mantendo a Arezzo e shopping center Iguatemi em seu portfólio.
Confira a participação de cada ação na carteira:
- 15% – Itau Unibanco (ITUB4)
- 10% – Suzano (SUZB3)
- 10% – B3 (B3SA3)
- 10% – Raizen (RAIZ4)
- 10% – Gerdau (GGBR4)
- 10% – Localiza (RENT3)
- 10% – CPFL Energia (CPFE3)
- 10% – Petrorio (PRIO3)
- 10% – Arezzo Co (ARZZ3)
- 5% – Iguatemi (IGTI11)
O QUE MUDOU?
Os temas da carteira se mantêm com poucas alterações, seguindo o padrão das recomendações dos últimos meses, mas houveram mudanças significativas nas blue chips sugeridas.
Na área de serviços financeiros, o banco trocou a seguradora Porto Seguro pela B3. A recomendação é devida aos porcentagem de resultados de negócios ex-ações — 50% — algo que “tendem a ter melhor desempenho dentro de cenários mais voláteis”.
O caixa líquido da empresa também é considerado uma vantagem, já que as altas taxas de juros não irão impactar diretamente os lucros.
A SLC Agrícola foi substituída pela Suzano, produtora de papel e celulose, porque esse mercado foi considerado promissor.
Já no setor de serviços básicos, mesmo a Energisa tendo tido um bom desempenho em novembro, a CPFL é considerada mais atrativa por sua TIR real implícita de 15%. Além de manterem a exposição a esse setor defensivo e estratégico, a troca oferece um veículo mais barato.
A BTG considerou difícil a substituição da Weg, empresa que trabalha com máquinas elétricas, pela locadora de automóveis Localiza. Essa mudança foi motivada pela possibilidade da fusão da locadora com a Unidas, prevista para acontecer nas próximas semanas.