A XP Investimentos anuncia hoje uma nova adição ao seu leque de serviços internacionais: a conta global XP, acompanhada de um cartão de débito com a bandeira Mastercard. A conta opera em dólar, enquanto o cartão de débito pode ser utilizado em mais de 210 países para operações de débito, envio de remessas de câmbio 24 horas e saques.
Investimentos internacionais ao alcance de um cartão
A conta global XP visa aprimorar o portfólio internacional da XP, que já proporciona aos investidores brasileiros acesso a uma conta de investimentos internacional contendo cerca de 10 mil ativos negociáveis. José Berenguer, CEO do Banco XP, enfatiza: “O processo de internacionalização dos clientes brasileiros está ocorrendo de maneira evidente, e era uma lacuna que estamos fechando hoje.”
Facilidade de uso e benefícios para investidores
O cartão global será introduzido gradualmente, sendo inicialmente disponibilizado para cerca de um milhão de clientes que já possuem investimentos na conta de investimentos internacional. Emitido pelo Community Federal Savings Bank (CFSB), o cartão não acarretará mensalidades nem taxas de manutenção. Além disso, ele será integrado às principais carteiras digitais (wallets), e haverá a alternativa de formato físico, com emissão gratuita para investidores com ativos no exterior pela plataforma internacional da XP. A solicitação e ativação do cartão de débito ocorrerão diretamente pelo aplicativo XP.
Taxas atrativas e segurança garantida
O envio de remessas de câmbio para a conta global XP estará sujeito a uma taxa de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1,1%, substancialmente inferior à taxa de 5,38% aplicada em cartões de crédito. Essa operação poderá ser realizada a qualquer momento, oferecendo maior flexibilidade aos investidores. Além disso, valores depositados na conta internacional estarão protegidos até US$ 250 mil pelo FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), órgão federal dos Estados Unidos responsável pela garantia de depósitos bancários.
Oportunidade no momento certo
Marta Pinheiro, diretora de Banking Services da XP Inc, destaca que o lançamento do cartão de débito internacional é especialmente oportuno dada a retomada robusta do setor de turismo. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) indicam um aumento de 36% no uso de cartões no exterior durante o primeiro semestre de 2023. A executiva ressalta a necessidade crescente dos clientes de realizar transações internacionais.
Segmento em expansão
Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard no Brasil, observa que o mercado de contas internacionais está em crescimento, alimentado pelo elevado uso de cartões por brasileiros no exterior. O novo cartão de débito lançado em colaboração com a XP faz parte da categoria premium da Mastercard para cartões de débito internacionais, oferecendo uma gama de benefícios que serão anunciados posteriormente pela XP.
A XP Investimentos se destaca mais uma vez ao atender à crescente demanda por investimentos e transações internacionais, expandindo suas ofertas para um público ávido por oportunidades globais.
Imagem: Piqsels