O ministro da Cidadania, João Roma, anunciou nesta quarta-feira (20/10), em coletiva no Palácio do Planalto, que o Auxílio Brasil, programa social que irá substituir o Bolsa Família, começará a ser pago a partir de novembro.
O ministro também informou que o novo Bolsa Família terá um reajuste permanente de 20% em relação ao que é pago atualmente. O valor a ser pago para as famílias até final de 2022 deve chegar a R$ 400, de acordo com João Roma, a quantia foi determinação do presidente Jair Bolsonaro, mas o ministro não informou de onde virá o dinheiro.
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista do Monitor Investimentos para ter uma segunda opinião.
“Não estamos aventando que o pagamento desse benefício se dê através de créditos extraordinários. Estamos vendo que pagamento siga de mãos dadas com a responsabilidade fiscal. Estamos debruçados sobre isso, tratando de detalhes, buscando solução”, diz ministro à imprensa.
O pronunciamento dos detalhes do Auxílio Brasil estava programado para terça-feira (19/10), mas foi cancelada no último momento devido à falta de acordo e visto a reação negativa do mercado financeiro, e as notícias sobre uma possível quebra do teto de gastos, regra que impede as despesas do governo de crescerem acima da inflação do ano anterior.
Imagem: Agência Brasil/ Fabio Rodrigues-Pozzebom