A OpenAI, criadora do ChatGPT, defendeu nesta semana que a inteligência artificial (IA) é capaz de moderar conteúdo online, processo que automatiza e aumentaria a eficácia das postagens em redes sociais para uso empresarial.
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A defesa diz respeito ao GPT-4, versão mais atualizada do ChatGPT. A tecnologia permite, dentre várias coisas, trabalhar processos criativos e suprir a necessidade humana neste âmbito. A ferramenta é disponibilizada mediante pagamento (para quem paga pelo ChatGPT Plus).
A empresa alegou que o GPT-4 é capaz de moderar conteúdo com precisão, consistência e sem emoção — fator humano que poderia “atrapalhar” na hora de prestar algum serviço. Isso faz com que o recurso consiga tomar decisões rápidas sobre conteúdo apropriado.
Em uma perspectiva positiva, a substituição de funcionários humanos na moderação de redes sociais faz com que não haja mais necessidade dos prestadores de serviço serem afetados psicologicamente por conteúdo “pesado”, já que esses trabalhos podem ser traumáticos para quem os executam.
“O processo (de moderar conteúdo) é intrinsecamente lento, e pode causar estresse emocional nos moderadores”, disse a OpenAI. “Com esse sistema, o processo para desenvolver e customizar políticas de conteúdo é reduzido de meses para horas.”
Imagem: Freepik