A nota do presidente Jair Bolsonaro à nação, voltando atrás em relação a seus ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ensaiando uma versão “paz e amor” foi bem vista por investidores.
A atitude mais branda teve impacto positivo na Bolsa, que após queda teve uma alta em mais de 2%. O Ibovespa fechou o dia com ganho de 1,71% e chegou a atingir uma diferença de aproximadamente 4 mil pontos entre a máxima e a miníma do interdiário.
Em contrapartida, o dólar comercial sofreu uma queda de 1,84%, fechando no valor de R$ 5,22. A desvalorização do dólar foi resultado da fala amena do presidente, que defendeu a harmonização entre os poderes.
Em “Declaração à Nação”, Bolsonaro diz que respeita as Repúblicas e que está disposto a colaborar com o Judiciário e o Legislativo para que possam trabalhar juntos pelo Brasil.
O mesmo ainda disse que entende que boa parte dessas divergências sucedem de conflitos de entendimento das decisões tomadas pelo Ministro Alexandre de Moraes em relação ao inquérito das fakes news. O presidente também diz que muito de suas falas ocorrem no calor do momento.
A nota oficial ocorre após a manifestação de 7 de setembro a favor do presidente e do governo, ocasião no qual Bolsonaro afirmou que não aceitará nenhuma decisão judicial de Moraes.
Após a fala de Bolsonaro, o presidente do STF, Luiz Fux, apontou que o descumprimento de decisões judiciais é crime de responsabilidade e pode motivar processo de impeachment.
Leia a íntegra da “Declaração à Nação”:
No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:
1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.
2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.
4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.
5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5 da Constituição Federal.
7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.
8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.
9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.
10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.
DEUS, PÁTRIA, FAMILIA
Jair Bolsonaro – Presidente da República Federativa do Brasil
Imagem: Agência Brasil/ Marcelo Camargo