A decisão do governo chinês de intervir no setor de educação privada teve um forte impacto no mercado de ações nesta segunda-feira (26).
As ações despencaram no continente e em Hong Kong, com o Índice CSI de Educação terminando em baixa de 9,61%, no menor nível de fechamento em 16 meses, segundo o portal de notícias O Globo.
Na bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 4,1%, representando a maior queda desde maio do ano passado.
As ações da Scholar Education Group, listada em Hong Kong, despencaram mais de 45% e os papéis da New Oriental Education & Technology Group Inc, também em Hong Kong, caíram mais de 47%. A empresa, que fornece serviços de tutoria e preparação para testes na China, alertou que as novas regras terão um impacto adveerso significativo para a empresa.
No caso da Koolearn Technology Holding Ltd., as ações recuaram 33%, a maior queda no Índice Hang Seng Tech, que caiu 6,6%. Os papéis da China Maple Leaf Educational Systems Ltd. caiu 10%.
O índice CSI300 reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen e caiu 3,22%. Esse é o menor nível de fechamento desde dezembro, enquanto o índice de Xangai teve queda de 2,34%, em uma mínima de fechamento de mais de dois meses.
As ações também caíram no pré-mercado dos EUA, com a Tal Education e a New Oriental caindo cerca de 30%, somando-se às perdas sofridas na semana passada.
*Imagem em destaque: Piqsels.com









