Nesta terça-feira (15), a Google anunciou uma nova ferramenta de inteligência artificial generativa. A tecnologia, que ainda está em testes, permitirá criar resumos de reportagens, artigos e outros tipos de textos encontrados na internet.
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A novidade, que faz parte da Search Generative Experience (SGE), visa acrescentar recursos à busca do usuário, com mais simplicidade na hora da pesquisa. “A funcionalidade foi especificamente projetada para ajudar as pessoas a se envolverem mais profundamente com o conteúdo em formato longo, facilitando a busca enquanto navegam na web”, comentou Rany Ng, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google para busca.
Chamada de “SGE while browsing” (ou “SGE durante a navegação”, em português), a tecnologia será integrada no aplicativo da Google para celulares Android e iOS. A expectativa é do recurso também ser integrado no Google Chrome. “Quando você está tentando entender os meandros de um novo tópico, geralmente precisa digerir páginas da Web longas ou complexas, e nem sempre é fácil aprimorar detalhes específicos”, diz um post do blog da Google.
Através dessa nova ferramenta, a Google anunciou que os usuários têm a capacidade de clicar para revelar uma lista de tópicos-chave criados por inteligência artificial, abordados no artigo, juntamente com a opção de utilizar a funcionalidade “explorar na página”. Esta última oferece um resumo das questões abordadas no artigo, com links para secções pertinentes.
Corrida pela liderança em Inteligência Artificial
A companhia busca “manter” sua posição no mercado de tecnologia. Durante anos, a Google teve seu lugar inabalável, expandindo de um buscador para outros produtos (Gmail, YouTube, Google Chrome e outros). Mas agora, com o surgimento da inteligência artificial, a empresa se vê numa posição de tomada de descisões rápida, para não ser superada por empresas já estabelecidas no mercado de inteligência artificial.
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Vale lembrar que, em maio deste ano, Bill Gates, co-fundador da Microsoft, opinou que o uso da Inteligência Artificial (IA) nas big techs pode significar o fim das ferramentas de pesquisas e sites de compras on-line.
Neste ano, marcado pelo avanço na IA no mercado, as ações do Google na Nasdaq (GOOGL) tiveram uma valorização de 46%. As da Microsoft (MSFT) subiram 33%.
Imagem: Unsplash