O banco Inter registrou um lucro líquido de R$ 20,8 milhões no primeiro trimestre de 2021, de acordo com os dados divulgados pela instituição nesta quarta-feira (12).
De acordo com o balanço, o Inter alcançou R$ 541,8 milhões em receitas totais, o que representa um crescimento de 95% no ano em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Já as receitas de serviços foram de R$ 207 milhões, um crescimento anual de 113%.
No comunicado, João Vitor Menon, CEO da instituição, afirmou que o Inter tem adicionado milhares de clientes todos os dias e centenas de serviços à plataforma. “Avançaremos a partir de investimentos contínuos em inteligência de dados para aumentaremos o nosso cross selling e market share em produtos e serviços”, explicou o CEO.
No primeiro trimestre de 2021, os depósitos à vista do banco totalizaram R$ 7 bilhões, um crescimento anual de 174%, com saldo médio em conta de R$ 1,3 mil por cliente. Nesse mesmo período, as transações em cartões somaram R$ 7,6 bilhões, registrando um crescimento de 173% em relação ao mesmo período de 2020. Já o custo de servir por cliente registrou queda de 16,5%, quando comparado ao 1T20, totalizando R$ 122,30 no 1T21.
O Inter superou R$ 41,2 milhões em receitas no Inter Shop, cerca de 3,7 vezes superior ao primeiro trimestre de 2020. Já a Inter Seguros chegou a 367 mil segurados, um crescimento de 385% e com receitas de R$ 19,6 milhões.
Uma novidade no balanço da instituição foi o anúncio de parceria com a Sompo Seguros por 15 anos, com valor base da operação de R$ 165 milhões.
A Inter Invest terminou o primeiro trimestre com mais de 1,5 milhão de investidores na plataforma de investimentos, cerca de 15% da base de clientes. O valor dos ativos sob custódia é de R$ 52 bilhões, um crescimento anual de 154%, enquanto a receita dos investimentos somou R$ 15 milhões, representando crescimento de 41% no comparativo anual.
A carteira de crédito ampliada atingiu a marca de R$ 11 bilhões, um avanço de 97% em um ano e com destaque para a carteira de financiamento imobiliário, que cresceu 96,6%, segundo o relatório.
No primeiro trimestre de 2021, mais de 51% da originação de crédito imobiliário foi para clientes que já possuíam conta Inter, o que mostra o avanço do cross-selling de produtos de crédito para clientes que até então utilizavam apenas produtos e serviços relacionados à conta digital.
*Imagem em destaque: Reprodução/Site Inter









