O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o único a vencer o atual presidente Jair Bolsonaro no 2º turno das eleições de 2022, segundo a pesquisa do Instituto Atlas, divulgada nesta segunda-feira (10), pelo site El País Brasil.
A pesquisa revela uma melhora na avaliação do atual governo em comparação com a última pesquisa realizada em março. De acordo com os números, 40% dos entrevistados aprovam o governo Bolsonaro, contra 35% da última pesquisa.

O CEO do Instituto, Andrei Roman, explica que a melhora na avaliação do atual governo tem ligação direta com a volta do pagamento do auxílio emergencial e que existe um certo alívio relativo em relação a situação da pandemia no país.
Para Roman, a pesquisa de março foi feita em um momento “maior de estresse”, uma vez que março e abril marcaram o pior momento do país desde o início da pandemia do coronavírus.
A pesquisa atual foi feita em um momento em que o Brasil está registrando quedas no número de mortos pela doença e, para os especialistas, era esperado uma melhora na avaliação do governo Bolsonaro: 31% considera o governo bom ou ótimo, contra 25% em março, mas a porcentagem de rejeição ainda é maior, 53%.
Eleição de 2022
De acordo com a pesquisa, a melhora da popularidade de Bolsonaro refletiu em uma melhor performance nas simulações para a eleição presidencial de 2022.
O atual presidente lidera as pesquisas no primeiro turno, independente da possível presença do ex-presidente Lula na corrida. Segundo os números apresentados, Bolsonaro tem 37% das intenções de voto no primeiro turno enquanto o petista tem 33,2%.

Em contra-partida, em um cenário de segundo turno, Lula é o único que venceria o atual presidente. O petista aparece com 45,7% das intenções de voto, contra 41% do Bolsonaro.

Ciro Gomes (PDT) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparecem numericamente à frente de Bolsonaro na pesquisa, mas em ambos os casos estão tecnicamente empatados.
*Imagem em destaque: Fotos Públicas/Marcos Corrêa/PR









