A Inteligência Artificial não é mais uma “novidade do momento”. Já chega a 90% o número de brasileiros que dizem saber do que se trata, de acordo com um estudo da Opinion Box, publicado neste mês. Com o avanço da tecnologia, é preciso entender como a IA é aplicada no cotidiano das pessoas, além do seu uso empresarial.
O termo se popularizou o lançamento do ChatGPT, em novembro do ano passado. O aplicativo da OpenAI acelerou significativamente a aceitação da Inteligência Artificial (IA) Generativa, uma tendência que já estava em ascensão, segundo pesquisa da Ipsos.
Dentro do cenário da Inteligência Artificial, existem possíveis aplicações de aprendizado de máquina, como a IA Analítica — que desempenha um papel fundamental em diversas tarefas de análise preditiva, reconhecimento de imagem e reconhecimento de fala — e a IA Generativa, que é capaz de exercer atividades anteriormente vistas como restritas à criatividade humana, como textos, vídeos, imagens e áudios.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
O ChatGPT se destacou como o pioneiro entre os aplicativos de IA Generativa, alcançando o público de um milhão em apenas cinco dias após seu lançamento. Conforme apontado pelo estudo, é como aconteceu com a internet: a adoção das novas tecnologias trazem mudanças significativas na vida cotidiana e profissional.
Muito se fala a respeito da IA possivelmente “roubar” empregos, justamente pela sua capacidade e constante evolução de aprendizado. É preciso entender que a inteligência artificial com certeza mudará o mercado de trabalho, mas também abrirá portas e bons resultados para quem decidir “abraçar” o recurso. Conforme mencionado pela pesquisa: “a IA não vai te substituir — alguém que usa IA que vai”.
A exemplo disso, como líder de negócios ou de marketing, você pode contar com a IA Generativa para aprimorar de forma significativa como projeta produtos e serviços, além de melhorar as estratégias de comercialização, vendas, atendimento e suporte ao cliente. A inteligência artificial pode ser uma ótima aliada na hora de automatizar processos.
Tal como um profissional de insights, que pode contar com a IA Generativa para auxiliá-lo em todas as fases do processo. Desde a realização de pesquisas documentais até a redação de propostas, criação de hipóteses, compreensão do mercado e sua posição nele, exercícios projetivos, análise, resumo e compartilhamento de conhecimento.
A IA Generativa não é perfeita
A Inteligência Artificial Generativa ainda é uma tecnologia nova, que ainda irá se aperfeiçoar com os anos, ou até meses devido à sua rápida evolução. Dada esta contextualização, é preciso entender que, como qualquer novo recurso, a IA ainda erra e pode trazer riscos. Nem sempre os resultados apresentarão precisão.
Caso você já tenha utilizado o ChatGPT, é provável que tenha percebido como ele pode ser “confiantemente equivocado”. Devido à natureza das conversações nessas aplicações e ao fato de que algumas vezes oferecem respostas claras, bem escritas e estruturadas, corremos o risco de confiar plenamente nelas. No entanto, ocasionalmente, essas respostas estão incorretas, apesar da aparente confiança transmitida.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
Imagem: Freepik