Segundo dia de eventos da CVM foca em comportamento e informação
Educação financeira da população brasileira como ferramenta para desenvolver e crescer o mercado de capitais nacional. Este é o centro dos debates na Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor, iniciada hoje, 7/12/2017, no Hotel Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro.
O evento, que ocorre até amanhã, 8/12, contou com a presença do presidente da CVM, Marcelo Barbosa, na cerimônia de abertura. Segundo ele, a iniciativa está diretamente ligada a um dos principais mandatos legais da Autarquia: estimular a formação de poupança popular a ser captada e aplicada no setor produtivo da economia brasileira.
Para atingir esse objetivo, o presidente destacou a disseminação de conhecimento do mercado como canal fundamental. “Antes de tudo, é essencial a mudança cultural, que precisa se iniciar nas escolas. Falar sobre dinheiro e investimento é aspecto a ser revisto em nossa cultura. Por isso, desde 1998, a CVM promove ações de educação financeira bastante consistentes, assim como serviços de orientação e esclarecimento ao público, interações com diversas entidades parceiras e estratégias no âmbito do Comitê Consultivo de Educação, do qual a Autarquia é membro”, comentou Barbosa.
Marcelo ainda destacou o papel primordial da informação no estímulo a atitudes mais seguras e conscientes do investidor.
“Muito mais que utilização de multas e fiscalização, a informação se mostra como um dos maiores aliados na proteção do investidor. Ela sendo completa, correta e tempestiva auxilia na tomada de decisão convencida e confiante por esse participante. Para isso, o investidor precisa estar preparado para receber a informação e, assim, a educação se mostra fundamental nesse processo.” – Marcelo Barbosa, presidente da CVM.
Estiveram ao lado dele na mesa de abertura: José Ribeiro de Andrade, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), Robert van Dijk, presidente da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), e Eduardo Refinetti Guardia, secretário executivo do Ministério da Fazenda.
Todos mencionaram a importância da educação financeira para fortalecimento do mercado, tornando-o mais eficiente e sólido, além da proteção do investidor.
Eduardo Guardia reforçou os esforços nacionais para o avanço do tema, por meio de ações que visam aprimoramentos institucionais, reformas estruturais e eficiência econômica e desenvolvimento de mercado.
Presidente da CVM, Marcelo Barbosa, inicia abertura da Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor
Ao longo do dia, ocorreram diversas palestras com especialistas nacionais e internacionais, que debateram temas com foco na compreensão do público investidor hoje no Brasil e nas possíveis estratégias de mudança comportamental e cultural no país.
Além de reflexões sobre estudos sociais de finanças e psicologia econômica, também foram discutidos os desafios e as oportunidades do uso de tecnologia e educação financeira, bem como a aplicação de insights comportamentais às políticas públicas.
Esses dois últimos assuntos contaram com participação do superintendente de proteção e orientação aos investidores da CVM, José Alexandre Vasco, e do coordenador de ciências comportamentais da Autarquia, Frederico Shu.
José Alexandre Vasco, superintendente da SOI/CVM, integra painel ao lado de Thiago Alvarez (GuiaBolso), Camille Bemerguy (Fundação Capital) e Hilda Teresa García (PROMUJER – Argentina)
Frederico Shu, coordenador da COP/CVM, participa do Painel 4 sobre insights comportamentais com Tyler Fleming (diretor da área de investidores da Ontario Securities Commission) e Ricardo Pena (PhD e presidente da Funpresp). O moderador foi Luis Lopes Martins (assessor do Tribunal Regional Federal – TRF2)
Amanhã tem mais!
O segundo dia da Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor trará mais debates para reflexão. Confira o que vem por aí:
- 9h30: Painel 5: Finanças Comportamentais na Decisão do Investor
Moderador: Claudio Maes (Coordenador de Educação Financeira, CVM)
Dr. Martin Iglesias (PhD, Gerente de Oferta de Investimentos e Finanças Comportamentais do Itau-Unibanco e Vice Presidente do Comitê de Educação para Investidores da ANBIMA)
Fabiano Calil (Planejador Financeiro, Planejar)
- 10h30: Painel 6: Perfis, Comportamentos e Bem-estar Financeiro
Moderador: Dr. Jerson Laks (MD, PhD, Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ)
Dra. Valeska Marinho (MD, PhD, Instituto de Psiquiatria, UFRJ)
Dra. Anna Beatriz Howat Rodrigues (PhD, Post Doc Instituto de Psiquiatria, UFRJ)
- 11h50: Painel 7: A Relação do Brasileiro com o Dinheiro
Porque o brasileiro poupa tão pouco? Pesquisa encomendada pela ANBIMA para conhecer os comportamentos e as motivações do brasileiro em relação ao dinheiro nas várias etapas da vida. Você vai conhecer os cinco perfis identificados pela pesquisa e entender o reflexo destes comportamentos sobre consumo e investimentos.
Palestrante: Ana Leoni (Superintendente de Informações Técnicas e Educação da ANBIMA)
Debatedores:
Aquiles Mosca (Estrategista de investimentos pessoais e superintendente-executivo responsável pela distribuição de fundos de investimento da Santander Asset Management)
Luis Guilherme Carvalho Silvarolli (Vice-Presidente de Operações, Track)
- 14h30: Painel 8: Novas Experiências Educacionais Online para Investidores Brasileiros
Moderador: Daniel Pfannemüller (Superintendente, B3 Educação)
Bernardo Pascowitch (CEO e Fundador da Yubb)
Bo Williams (Analista Técnico CNPI-T da Clear Corretora)
Tiago Reis (CEO e Fundador da Suno Research)
- 15h50: Palestra principal
Flore-Anne Messy (Head, Financial Affairs Division, OECD)
- 16h40: Painel 9: Poupança e Ambiente Institucional
Moderador: Dr. Marco Bonomo (PhD, INSPER)
Dr. João Manoel Pinho de Mello (PhD, Chefe da Assessoria Especial de Reformas Microeconômicas, Ministério da Fazenda)
Dr. Ricardo Brito (PhD, Professor Associado, INSPER)
Dr. Brigitte Madrian (PhD, Harvard University, EUA)
Dr. Annamaria Lusardi (PhD, Academic Director, GFLEC, George Washington University, Washington D.C., EUA)
Não perca!
Faça sua inscrição no site da Semana Especial de eventos da CVM (link para site externo) e veja os demais encontros que ocorrerão até dia 14/12.
Organização: CVM, B3 e Anbima.
Organização (Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira): CVM e OCDE.
Com informações da assessoria de imprensa da CVM