A nova rede social da Meta, Threads, lançada nesta quarta-feira (5), com interface muito semelhante à rede do passarinho azul, não é a primeira tentativa de Mark Zuckerberg de “enterrar” um concorrente imitando-o.
Em 2013, o CEO da Meta ofereceu US$ 3 bilhões pela compra do Snapchat, oferta recusada pela empresa. Três anos depois, em 2016, Zuckerberg começou a copiar uma série de recursos exclusivos do Snapchat para seus produtos, como Facebook, Instagram e WhatsApp.
Outra situação foi com a criação do Reels, que surgiu a partir do extinto ‘Cenas’. A ferramenta busca competir diretamente com o TikTok.
Agora, Zuckerberg aproveitou da insatisfação dos usuários do Twitter, conforme já noticiado pelo Monitor do Mercado, para anunciar o Threads.
A ferramenta já está disponível em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Austrália, Canadá ou Reino Unido. A União Europeia ficou de fora da lista de usuários do Threads, uma vez que, na Europa, a Comissão Irlandesa de Proteção de Dados ainda não deu luz verde para a política de privacidade do Threads.
Imagem: Shutterstock/Getty Images