O Banco Mundial revisou hoje (9) suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, destacando um cenário otimista para esse ano, porém com ajustes significativos para 2025.
Segundo o relatório de perspectivas econômicas globais, o crescimento o PIB brasileiro para 2023 é de 3,1%, aumentando mais do que o dobro em relação à previsão anterior, divulgada em junho do ano passado, que estimava uma expansão de apenas 1,2%. O aumento foi impulsionado pelo desempenho robusto da produção agrícola, do consumo privado e das exportações nos primeiros trimestres de 2023.
O banco destacou, também, que a redução gradual da inflação abre espaço para novos cortes na taxa de juros nos próximos anos, que pode impulsionar investimentos e o consumo a médio prazo.
Para este ano, de 2024, a previsão de crescimento do PIB foi ajustada para 1,5%, aumentando 0,1 ponto percentual em relação à estimativa anterior. O aumento mais moderado está relacionado à desaceleração da atividade econômica no segundo semestre de 2023 e a uma produção agrícola mais equilibrada para este ano.
Para 2025, a projeção de crescimento do PIB foi revisada para 2,2%, caindo em 0,2 ponto percentual. Embora revisado para baixo, isso reflete uma expectativa de aceleração econômica, apesar das limitações fiscais do governo, devido aos esforços em equilibrar as contas públicas.
Imagem: Canva









