Hoje (10), a Anfavea, entidade que representa as montadoras, atualizou suas previsões para o setor neste ano. A incorporação dos resultados de dezembro alterou as previsões feitas no mês passado.
Agora, a expectativa de crescimento da produção, que no mês passado havia vindo abaixo do esperado, subiu de 4,7% para 6,2%. Em relação às vendas, que surpreenderam em dezembro com a demanda forte das locadoras, houve um pequeno ajuste para baixo na previsão de crescimento, de 7% para 6,1%.
Nas exportações, a expectativa fica ainda menor após a divulgação dos últimos dados de 2023. Os 407 mil veículos previstos agora apresentam modesto crescimento de 0,7%, e não mais de 2% como a Anfavea aguardava. A associação considera uma redução de 90 mil carros do mercado argentino, que apesar de ser normalmente o principal destino dos veículos exportados pelo Brasil, no ano passado já ficou atrás do México.
Resultados de dezembro
Em dezembro, a produção de veículos recuou 10,4% em comparação a dezembro de 2022, chegando a 171,6 mil veículos montados, incluindo carros, utilitários, caminhões e ônibus. Na comparação com novembro, a queda foi de 15,3%.
Com o resultado, o Brasil chega a 2,32 milhões de veículos produzidos em 2023, com a produção caindo 1,9% em relação à produção registrada em 2022. A produção também terminou 2023 pior do que as previsões no início do ano, que apontavam para crescimento de 2,2%.
Segundo a Anfavea, o desempenho foi prejudicado pelo tombo das exportações, além do cuidado das montadoras com o controle dos estoques no primeiro semestre, quando a demanda só reagiu após os descontos patrocinados pelo governo entre junho e julho. Os números mostram, também, a dificuldade da indústria de se recuperar dos impactos da pandemia. Em 2019, por exemplo, as montadoras produziram 620 mil veículos a mais do que em 2023.
O crescimento das vendas em relação a dezembro de 2022 foi de 14,6%. Em comparação a novembro, a alta foi de 16,9%. Isso levou as vendas de veículos no Brasil em dezembro a 248,6 mil unidades, o melhor mês dos últimos quatro anos.
Isso ajudou a reduzir os estoques nos pátios de fábricas e concessionárias, caindo de 251,5 mil para 210,1 mil unidades em um mês. Em 2023, as vendas tiveram aumento de 9,7% contra 2022, totalizando 2,31 milhões de unidades.
Por outro lado, as exportações continuam fracas, caindo em dezembro para 25,7 mil unidades, 17,7% a menos do que em dezembro de 2022. Comparado a novembro, houve alta de 6,7% nos embarques. Em 2023, a queda foi de 16% no ano inteiro, com 403,9 mil veículos embarcados durante os doze meses.
O forte crescimento de 51% das vendas ao México, que passou a ser o principal destino das montadoras, não conseguiu compensar as perdas nas exportações para Argentina, que caíram 16%, e para Colômbia e Chile, que tiveram queda de mais de 50%.
Locadoras
As locadoras, em dezembro, compraram 75 mil carros, 30 mil a mais do que a média do ano de 2023. Com isso, em um ano (10 de janeiro de 2023 até 10 de janeiro de 2024) as ações das montadoras passam a ter valorizações de:
| Empresa | Ação | Valorização em um ano |
| Localiza | #RENT3 | 17,27% |
| Movida | #MOVI3 | 40,67% |
| Simpar | #SIMH3 | 28,41% |
| Vamos | #VAMO3 | -24,70% |
Veja como se comportam as ações às 15h03, após a divulgação dos resultados e projeções da Anfavea:
| Empresa | Ação | Valorização diária | Cotação |
| Localiza | #RENT3 | 0,66% | R$ 62,62 |
| Movida | #MOVI3 | -2,98% | R$ 11,38 |
| Simpar | #SIMH3 | 0,55% | R$ 9,22 |
| Vamos | #VAMO3 | -2,17 | R$ 9,46 |
Carros híbridos e elétricos
As previsões para 2024 também incluem a expectativa de crescimento de 51% nas compras de carros eletrificados. Se confirmadas, 142 mil dos carros vendidos no Brasil, que equivalem a 6,2% do mercado, serão híbridos ou elétricos.
Segundo Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, “mesmo com a recomposição parcial da alíquota de importação, ainda é um mercado que desperta o interesse do consumidor”. Além disso, ele lembra que mais marcas vão lançar carros elétricos esse ano.
Empregos
O balanço da Anfavea, trouxe, por último, que as montadoras eliminaram 2,2 mil vagas de trabalho em dezembro, levando para 3 mil o total de postos extintos durante o ano. Em 2023, as fábricas terminaram empregando 98,9 mil pessoas.









