A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a abertura de inscrições para um concurso público que selecionará 50 especialistas em regulação e vigilância sanitária. Com todas as etapas programadas para serem realizadas em Brasília, o concurso oferece remuneração de R$ 16,4 mil e a taxa de inscrição custa R$ 160.
O processo seletivo será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e o prazo para as inscrições termina em 16 de fevereiro. Os candidatos serão avaliados através de provas objetivas e discursivas, previstas para o dia 21 de abril, além de uma avaliação de títulos. Os resultados finais para as provas objetivas e provisórios para a discursiva deverão ser divulgados em 21 de maio.
Como funciona o concurso da Anvisa
O concurso da Anvisa será dividido em duas etapas. A primeira engloba as provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, bem como a avaliação de títulos, que tem caráter classificatório. Posteriormente, na segunda etapa, os candidatos participarão de um curso de formação, que também tem caráter eliminatório e classificatório.
As 50 vagas disponíveis abrangem especialistas em regulação e vigilância sanitária em quatro áreas diferentes. O público-alvo são profissionais com formação superior em cursos como Engenharia Química, Química, Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Agronômica, Farmácia, Biologia, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Veterinária e diversos segmentos da Tecnologia da Informação.
Quais são as etapas de prova do Concurso Anvisa
As etapas de prova do concurso Anvisa são as seguintes:
1ª etapa:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
2ª etapa:
- Curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
Prova objetiva
A prova objetiva será composta por 120 questões de Certo ou Errado, divididas da seguinte forma:
- Conhecimentos básicos: 50 questões
- Conhecimentos complementares: 28 questões
- Conhecimentos específicos: 42 questões
A prova objetiva será aplicada no dia 21 de abril de 2024 e terá duração de 4 horas e 30 minutos, sendo realizada em Brasília, no Distrito Federal.
Avaliação de títulos
Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova discursiva, e mais bem classificados, considerando-se a soma da nota final nas provas objetivas e da nota final na prova discursiva.
A avaliação de títulos será realizada com base nos documentos apresentados pelos candidatos, conforme especificado no edital. Os títulos serão pontuados de acordo com a tabela abaixo abaixo:

Mais informações sobre o concurso
Os interessados em saber mais informações podem consultar o edital do concurso da Anvisa para obter detalhes sobre o cronograma, as etapas do processo de seleção e outros aspectos relevantes. Dessa forma, é possível se preparar adequadamente e maximizar as chances de ser aprovado no concurso.