No último anúncio feito pelo governo, foi confirmado que a retirada anual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024 seguirá a mesma estrutura dos anos anteriores. Os valores a serem retirados continuarão sendo definidos conforme o mês de nascimento do trabalhador.
Entendendo o saque-aniversário do FGTS

Os trabalhadores que optaram pela modalidade de saque-aniversário têm o direito de retirar um percentual do total de suas cotas de FGTS todo ano, sempre no mês de seu aniversário. Essa foi uma alternativa implementada pelo Ministério do Trabalho para permitir um acesso mais frequente ao fundo.
Calendário do FGTS para 2024
Saiba as datas definidas para utilizar o saque-aniversario do FGTS em 2024:
- Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março
- Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril
- Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio
- Nascidos em abril: de 1º de abril a 28 de junho
- Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em junho: de 3 de junho a 30 de agosto
- Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro
- Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro
- Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro
- Nascidos em novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
- Nascidos em dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025
O que muda para os trabalhadores?
Para aqueles que fazem a opção pelo saque-aniversário, em situações de demissão sem justa causa, o acesso ao saldo total do FGTS é restrito. Nesses casos, os trabalhadores recebem apenas a multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador durante o contrato de trabalho.
Por outro lado, a possibilidade de retirar anualmente um valor do FGTS pode ser interessante para quem precisa de um dinheiro extra todo ano. Além disso, em caso de desligamento da empresa, o trabalhador continua tendo direito ao saque do valor correspondente à multa rescisória.
Como optar pelo saque-aniversário?
A opção pelo saque-aniversário é feita através do aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal. É importante lembrar que, uma vez feita a escolha, só é possível retornar ao saque-rescisão após dois anos.
As estimativas do governo indicam que milhares de trabalhadores já optaram pela modalidade de saque-aniversário. Para 2024, as previsões de saques já estão disponíveis, o que deve permitir um planejamento financeiro ainda mais eficiente para os trabalhadores brasileiros.
Com esse tipo de informação disponível com antecedência, os profissionais podem tomar melhores decisões sobre como e quando acessar o saldo de seu FGTS.