O governo brasileiro já anunciou o plano para a retirada anual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024. O valor do saque estará disponível conforme a data de nascimento de cada trabalhador. Isto significa que os nascidos em janeiro já podem fazer a retirada do montante logo no início do ano.
O que é Saque-Aniversário do FGTS?

A modalidade de saque-aniversário do FGTS é uma opção oferecida para o trabalhador retirar uma parcela do fundo de garantia anualmente, no mês do seu aniversário. No entanto, é importante destacar que em caso de demissão, o trabalhador não terá o acesso ao total disponível no FGTS, apenas ao valor da multa rescisória.
Qual o calendário do saque-aniversario do FGTS?
Confira aqui as datas do saque do FGTS:
- Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março
- Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril
- Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio
- Nascidos em abril: de 1º de abril a 28 de junho
- Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em junho: de 3 de junho a 30 de agosto
- Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro
- Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro
- Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro
- Nascidos em novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
- Nascidos em dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.
Como realizar o Saque-Aniversário do FGTS?
Para fazer o saque-aniversário do FGTS, é preciso que o trabalhador informe à Caixa Econômica Federal a sua intenção. Fora essa ocorrência, ele permanece na regra do saque-rescisão, onde só pode sacar o valor depositado pelo empregador em caso de demissão sem justa causa, além de alguns outros casos específicos.
A iniciativa, que é uma estratégia do Ministério do Trabalho, pretende oferecer aos trabalhadores mais uma forma de acessarem os seus recursos do FGTS, sem necessariamente precisar esperar pela rescisão do contrato de trabalho.
A expectativa é de que essa flexibilização permita um maior fluxo de recursos na economia brasileira, podendo aquecer determinados setores. No entanto, para que essa medida não represente uma descapitalização do FGTS, é necessário um planejamento cuidadoso por parte do trabalhador.
Conclusão
O calendário de saques do FGTS está pronto para 2024 e a retirada anual de uma parte do fundo já está liberada. Para fazer questão deste benefício, o trabalhador precisa comunicar a Caixa Econômica Federal sobre a sua escolha. É uma alternativa que oferece mais disponibilidade financeira ao trabalhador, mas que exige um planejamento para não comprometer recursos futuros. Afinal, o FGTS também é uma forma de poupança e pode ser útil em momentos de emergência financeira ou para realizar sonhos a médio e longo prazo.