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Home Notícias Empresas e ações

São Paulo vai privatizar nova linha de trem: CCR pode aumentar sua fatia

O governo de São Paulo já marcou a data para o próximo leilão para privatização de trens

Giulia Frazão Por Giulia Frazão
02/fev/2024
Em Empresas e ações, Notícias
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O governo de São Paulo já marcou a data para o próximo leilão para privatização de trens. A Linha 7-Rubi (Serviço 710) vai a pregão no dia 29 de fevereiro, junto do Trem Intercidades (TIC), do qual o vencedor poderá explorar sua criação. A CCR é forte candidata à concessão da Rubi, já tendo demonstrado interesse em arrematar mais essa linha.

“Em mobilidade urbana, um projeto no radar, que nosso time vem se debruçando, é a Linha-7 (de trens da CPTM). Um projeto bastante relevante, tem sinergias com portfólio em São Paulo, porém, tem uma série de desafios e continuamos dando ‘feedback’ ao poder concedente, para que o projeto venha com relação risco-retorno adequada”, anunciou a empresa em agosto de 2023, em entrevista ao Valor Econômico.

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A Linha 7-Rubi é a mais extensa da CPTM (Companhia Metropolitana de Trens e Metrôs), com mais de 60 km, ligando o bairro do Brás, em São Paulo, à cidade de Jundiaí, no interior do estado.

Como costuma acontecer nesses momentos, manifestações estão sendo feitas contra a privatização dos trens em São Paulo. Compreender o movimento das privatizações no transporte paulista, no entanto, exige compreender o Grupo CCR (#CCRO3) e seu histórico.

ViaMobilidade e ViaQuatro

As duas conhecidas da iniciativa privada nos trens de São Paulo, a ViaMobilidade (responsável pelas Linhas 5-Lilás, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 17-Ouro — esta última não está pronta) e a ViaQuatro (que opera a Linha 4 – Amarela) são subsidiárias da CCR.

Até o momento, todo o serviço de trem/metrô privatizado é operado apenas por estas duas, com as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás sendo de metrô, 8-Diamante e 9-Esmeralda sendo de trem e, por último, a 17-Ouro de monotrilho (a linha não está em operação).

Estação Pinheiros, da Linha Amarela do metrô de São Paulo – Giulia Frazão

CCR possui histórico de privatizações por SP

Apesar da recente preocupação com os trens de São Paulo, essas estão longe de serem as únicas privatizações do transporte pelo estado. A CCR é uma gigante do setor, tendo um valor de mercado de R$ 26,39 bilhões e oferecendo serviços de rodovias, metrôs e aeroportos.

A empresa deu um grande salto em dezembro de 1994, quando a dívida pública de São Paulo chegou a R$ 105 bilhões. Em uma tentativa de reduzir a dívida, o governador Mário Covas, que assumiu em janeiro de 1995, decidiu vender à iniciativa privada algumas empresas e rodovias estaduais. Dentre elas, pelo menos quatro (Anhanguera-Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares e, Presidente Dutra) foram concedidas à CCR, através das suas subsidiárias CCR AutoBan, CCR ViaOeste e CCR RioSP.

Hoje, o transporte público passou a ser um foco da expansão da CCR. Tendo cinco linhas já privatizadas sendo operadas pelas suas subsidiárias, o plano é de expansão.

Além da 7-Rubi, agora em fevereiro, há uma previsão das Linhas de trem 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade passarem por audiência pública de concessão ainda em maio deste ano. Essa PPP (Parceria Público Privada) traria a privatização das três linhas (atualmente operadas pela estatal CPTM — Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em um único pacote. Há a possibilidade da CCR também ficar com as Linhas Coral, Safira e Jade.

Linhas privadas com trens da CPTM

A privatização da operação não significa necessariamente a renovação da frota. Veículos “reaproveitados” da CPTM são comuns nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda (privatizadas em 2021). O trem de modelo ‎TUE Série 8500 aparece com frequência, tendo a logo da CPTM apagada.

Trem ‎TUE Série 8500 na estação Vila Olímpia – Giulia Frazão
Trem ‎TUE Série 8500 da CPTM – Diário dos Trilhos

Isso acontece porque a estatal (CPTM) “empresta” seus trens até que a ViaMobilidade consiga comprar seus próprios. Dezenas de trens das séries 8500, 7500, 7000 e 5400 entraram nessa cessão temporária à iniciativa privada. Veja pronunciamento da CPTM, enviado ao portal Metrô CPTM:

“A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) esclarece que foram emprestados 56 trens de 8 carros à ViaMobilidade. Destes, 35 trens deveriam ser devolvidos a partir do 23º mês da assinatura do Contrato de Concessão, conforme listagem abaixo:

– Série 7000: devem retornar à CPTM 19 trens de 8 carros (152 carros) de um total de 40 trens de 8 carros (320 carros);
– Série 7500: devem retornar à CPTM 8 trens de 8 carros (64 carros) de um total de 8 trens de 8 carros (64 carros);
– Série 8500: devem retornar à CPTM 8 trens de 8 carros (64 carros) – * 7 trens contrato de concessão + 1 trem de empréstimo conforme Plano de Trabalho entre as empresas.
– Os trens da série 5400 não retornam à CPTM.”

ViaMobilidade começa a comprar seus próprios trens

Somente após dois anos de privatização, durante o ano de 2023, a ViaMobilidade prometeu novos trens para antigas linhas operadas pela CPTM, trazendo o modelo TUE Série 8900. O primeiro foi entregue em fevereiro do mesmo ano, começou seus testes em março e passou a transportar passageiros comercialmente em junho.

Trem TUE Série 8900 da ViaMobilidade – Divulgação

Problema carregado por mais de uma década

O problema da iniciativa privada está longe de ser apenas os trens reaproveitados. Há mais de uma década o cidadão paulistano pergunta: quando a Linha 17-Ouro fica pronta?

Inicialmente anunciada para a Copa de 2014, a Linha Ouro teria 18 estações, mas conta com um imenso histórico de atrasos e contratos rompidos. O início de suas operações foi prometido, inicialmente para 2013, mas passou para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018, final de 2019, dezembro de 2020, 2022, 2024, 2025, e atualmente, está prevista para junho de 2026.

Trecho inicial da Linha 17-Ouro (Imagem: Divulgação)

Agora, de 18 estações, a Linha Ouro passou a ter um “trecho prioritário”, que abrange apenas 8 estações, com nenhuma tendo sido entregue até o momento.

Trecho prioritário Linha 17-Ouro (Imagem: Divulgação)

A Linha Ouro foi concedida à ViaMobilidade em 2018, e é uma dor de cabeça para todos os envolvidos, incluindo a CCR, o Governo de São Paulo e a própria população, que aguarda o serviço há quase onze anos.

Jogo de batata quente

Linha Ouro permanece em construção – Divulgação

A Linha 17-Ouro virou o problema que ninguém quer lidar. Durante maio do ano passado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que ViaMobilidade deveria assumir as obras da Linha 17-Ouro.

“Eu vou ter o concessionário já fazendo a obra da linha que ela mesma vai operar, estamos buscando essa alternativa”, completou Tarcísio. “Se esse caminho não for viável, a gente parte para nova contratação da obra. Agora esse caminho que estamos propondo preferencial é o que encurta o cronograma porque, se isso der certo, a gente tem tudo para, no final de 2025, início de 2026, estar com a Linha 17 operando”, disse.

Na época, a ViaMobilidade disse que estudaria o projeto de retomada das obras da Linha 17-Ouro do monotrilho.

Imagem: Giulia Frazão

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