Trabalhadores de todo o país já têm a possibilidade de acessar as informações referentes ao Abono Salarial PIS/Pasep de 2024 a partir de hoje, segunda-feira, dia 5 de fevereiro. O acesso pode ser feito por meio da Carteira de Trabalho Digital ou no portal Gov.br.
Quem tem direito ao PIS 2024?

De acordo com informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal, estão aptos para receber o Abono Salarial PIS aqueles que estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário ter recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos no decorrer do ano-base e ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias consecutivos ou não no mesmo período.
Ainda conforme a instituição, é fundamental que as informações do trabalhador estejam corretamente inseridas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Qual o valor do abono salarial?
O valor do Abono Salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador durante o ano-base. Para se ter uma ideia, o cálculo do benefício é feito levando em consideração o valor atual do salário mínimo, que é de R$ 1.412, dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados em 2022.
É importante ressaltar que apenas os que trabalharam durante os 12 meses do ano-base recebem o valor total de um salário mínimo.
Calendário unificado do pagamento!
Neste ano, houve a unificação do calendário do benefício para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. Dessa forma, os pagamentos começarão a ser efetuados a partir do próximo dia 15 de fevereiro.
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
- Nascidos em março: a partir de 15 de abril
- Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
- Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
- Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
- Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto
O calendário levará em consideração o mês de nascimento do trabalhador para a disponibilização do benefício. Desse modo, todos os beneficiários terão até o dia 27 de dezembro para realizar o saque do benefício, como informado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Ao todo, cerca de 24.874.071 trabalhadores têm direito a receber o Abono Salarial em 2024, o que representará um gasto de aproximadamente R$ 27 bilhões.
Vale frisar que os beneficiários que trabalham em empresas privadas receberão o valor pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos terão o benefício pago pelo Banco do Brasil.
Fique Atento
Para manter-se informado sobre as principais notícias e atualizações relacionadas ao Abono Salarial PIS/Pasep de 2024 e outros assuntos relevantes, é recomendado que os trabalhadores acompanhem os comunicados oficiais dos órgãos responsáveis e sigam páginas de confiança nas redes sociais.