Em uma recente medida de combate à vulnerabilidade social, a Caixa Econômica Federal em conjunto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram a formação de uma aliança estratégica visando ampliar o acesso à moradia para a população carente.
A meta é permitir que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do programa Bolsa Família se tornem elegíveis para participar do programa Minha Casa Minha Vida.
Como aderir ao programa Caixa INSS?
A despeito de possíveis especulações, aderir a essa parceria não é um processo complexo. O primeiro passo é realizar a inscrição no Cadastro Único, um atendimento feito em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município de residência.
Uma vez realizado o cadastro, o próximo passo é solicitar a inclusão nos programas assistenciais. No caso do Bolsa Família, basta retornar ao CRAS, em contrapartida, o ingresso no BPC exige que o requerente procure uma agência do INSS.
Como aderir ao minha casa minha vida?
A participação no programa Minha Casa Minha Vida demanda outro tipo de procedimento. Para garantir a inscrição, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal apresentando os documentos requeridos. O ponto positivo é que não há cobranças para participantes do Bolsa Família ou do BPC para integrar este programa.
Neste contexto, as parcelas mensais referentes ao Minha Casa Minha Vida não serão aplicadas para estes beneficiários, auxiliando-os a conquistar a tão sonhada casa própria.
Esta parceria é a concretização do potencial benéfico da colaboração entre organizações públicas visando melhoria na qualidade de vida da população. A junção de esforços da Caixa Econômica Federal e do INSS configura um passo relevante rumo ao objetivo comum de favorecer o acesso universal a moradia digna.
Como abrir uma conta na Caixa?
Para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, você pode seguir estes passos:
- Escolha o Tipo de Conta: A Caixa oferece diversos tipos de conta, como Conta Poupança, Conta Corrente, Conta Salário, entre outras. Escolha o tipo de conta que melhor se adequa às suas necessidades.
- Documentação Necessária: Reúna os documentos necessários para abertura da conta. Geralmente, são exigidos documento de identificação (RG, CNH, etc.), CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (alguns tipos de conta podem exigir documentos adicionais).
- Compareça a uma Agência da Caixa: Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de você. É recomendável agendar um horário previamente para evitar filas e agilizar o atendimento, mas isso pode variar de acordo com a agência e o tipo de conta que você deseja abrir.
- Preencha o Formulário de Abertura de Conta: Na agência, você será orientado a preencher um formulário de abertura de conta, onde deverá fornecer seus dados pessoais e assinar o contrato.
- Apresente os Documentos: Apresente os documentos necessários ao atendente da agência. Eles serão conferidos e, uma vez aprovados, você poderá prosseguir com o processo de abertura da conta.
- Realize o Depósito Inicial: Em alguns casos, é necessário realizar um depósito inicial para ativar a conta. Verifique se este é o caso e realize o depósito conforme orientações do atendente.
- Ative a Conta: Após a abertura da conta, você receberá um cartão e poderá definir sua senha pessoal. Com isso, sua conta estará ativada e pronta para uso.
Lembre-se de perguntar ao atendente sobre as tarifas e condições da conta que você está abrindo, para evitar surpresas no futuro.