O leilão da Linha 7-Rubi (operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos — CPTM) está marcado para acontecer nesta quinta-feira (29), acompanhando o Trem Intercidades (TIC), que poderá ser explorado pelo vencedor do leilão. Conforme já noticiado pelo Monitor do Mercado, a CCR (#CCRO3) é forte candidata à concessão da Rubi, já tendo demonstrado interesse em arrematar mais essa linha.
“Em mobilidade urbana, um projeto no radar, que nosso time vem se debruçando, é a Linha-7. Um projeto bastante relevante, tem sinergias com portfólio em São Paulo, porém, tem uma série de desafios e continuamos dando ‘feedback’ ao poder concedente, para que o projeto venha com relação risco-retorno adequada”, anunciou a empresa em agosto de 2023, em entrevista ao Valor Econômico.
As operações pela linha privada começam apenas após cerca de 12 meses de contrato (prazo estipulado), tendo em vista treinamentos e transferência dos trens da CPTM. Após o término da fase pré-operacional, começa, efetivamente, o prazo da concessão de 30 anos.
CCR já possui fatia do trem
Atualmente, as duas subsidiárias da CCR (ViaMobilidade e ViaQuatro) têm posse da operação de 5 linhas (Lilás, Diamante, Esmeralda, Ouro e Amarela), envolvendo o serviço de trens, metrôs e monotrilho (este último diz a respeito da Linha 17-Ouro, que não está pronta e já está sob “tutela” da iniciativa privada).
A CCR é a única empresa privada que atua neste tipo de transporte em São Paulo, tendo as outras linhas restantes operadas por estatais (CPTM e Companhia do Metropolitano de São Paulo — Metrô). Veja a tabela abaixo (com as linhas em operação atualmente) para entender:
Linha 1-Azul | Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) |
Linha 2-Verde | Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) |
Linha 3-Vermelha | Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) |
Linha 4-Amarela | ViaQuatro |
Linha 5-Lilás | ViaMobilidade |
Linha 7-Rubi | CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) |
Linha 8-Diamante | ViaMobilidade |
Linha 9-Esmeralda | ViaMobilidade |
Linha 10-Turquesa | CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) |
Linha 11-Coral | CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) |
Linha 12-Safira | CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) |
Linha 13-Jade | CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) |
Linha 15-Prata | Monotrilho, mas operada pelo Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) |
Serviço 710 acabará?
Especula-se que, com a concessão da Linha 7-Rubi, o serviço 710 acabará. Atualmente, esse serviço é uma “fusão” entre a Linha 7-Rubi e 10-Turquesa (por isso o nome 710), e contempla desde a estação Rio Grande da Serra (localizada no ABC paulista) até a estação Jundiaí (interior paulista).
O serviço, instruído em maio de 2021, acabou com a necessidade do passageiro descer duas vezes do trem (nas estações Barra Funda e Brás) para chegar à outra linha. Se as linhas forem operadas por empresas diferentes, a mudança de linha pelos passageiros poderá ser obrigatória.

Novas privatizações?
Além da 7-Rubi, agora em fevereiro, há uma previsão das Linhas de trem 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade passarem por audiência pública de concessão ainda em maio deste ano.
Essa PPP (Parceria Público Privada) traria a privatização das três linhas (atualmente operadas pela estatal CPTM — Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em um único pacote. Há a possibilidade da CCR também ficar com as Linhas Coral, Safira e Jade.
Imagem: Giulia Frazão