O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou um novo limite de juros de 1,72% ao mês para as operações de crédito consignado do INSS. O teto atualmente cobrado é de 1,76% ao mês. O Banco do Brasil (BB) declarou que pretende continuar seu crescimento no crédito consignado, apesar das novas políticas.
Planejamento do BB para o Crescimento do Crédito Consignado

De acordo com Larissa Novais, diretora de clientes de varejo pessoa física (PF) do Banco do Brasil, a instituição tem planos firmes para sua expansão no crédito consignado. Isso envolve a regionalização do consignado público e a expansão do privado. Além disso, Novais acrescenta: “Também vamos crescer no consignado INSS, onde ainda não temos nossa fatia justa.”
No final do ano passado, a carteira de consignado do BB alcançou R$ 126,4 bilhões, representando um aumento de 10% em 2023. Esse número representa 40% do crédito total para PF.
O BB e a Portabilidade de Crédito
O BB tem mais de 8.000 convênios com empresas e o setor público. Além disso, conseguiu chegar a R$ 1 bilhão de portabilidade de crédito com o uso do open finance. O open finance é um sistema que permite aos usuários acessar seus dados financeiros de vários provedores através de um único portal. Isso é visto como uma oportunidade pelo BB, em vez de uma ameaça à perda de clientes, como previsto quando o sistema foi lançado.
Rede Física do BB e Planos Futuros
De acordo com Carla Nesi, vice-presidente de varejo do BB, a rede física do banco vem passando por uma ressignificação desde 2018. Nesi explicou: “A cada onda, a gente avança no atendimento assistido. Um cliente com esse atendimento gera 70% mais resultado no médio prazo.”
Atualmente, o BB tem 83 milhões de clientes no varejo e acredita que um cliente engajado gera dez vezes mais resultado. Com o novo limite de juros anunciado pelo CNPS, o banco planeja ajustar suas estratégias e continuar seu crescimento robusto no crédito consignado.