O Ministério do Trabalho, gerido pelo Governo Federal, já lançou o calendário para o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o ano de 2024. O calendário mostra que o pagamento será organizado conforme o mês de nascimento do empregado.
Como funciona o saque-aniversario do FGTS?
O saque-aniversário é uma modalidade alternativa ao saque-rescisão, que permite ao empregado acessar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
No entanto, se o empregado escolher o saque-aniversário, ele perde o direito de sacar o valor total em caso de término do contrato de trabalho, tendo direito somente à multa de 40% sobre o valor depositado pelo empregador durante o contrato.
O motivo para a criação do saque-aniversário é proporcionar uma injeção de recursos na economia, além de ser uma chance para o empregado usar o dinheiro do FGTS.
Calendário do Saque-Aniversário FGTS 2024
Segue o calendário:
- Janeiro: 2 de janeiro a 29 de março
- Fevereiro: 1º de fevereiro a 30 de abril
- Março: 1º de março a 31 de maio
- Abril: 1º de abril a 28 de junho
- Maio: 2 de maio a 31 de julho
- Junho: 3 de junho a 30 de agosto
- Julho: 1º de julho a 30 de setembro
- Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro: 2 de setembro a 30 de novembro
- Outubro: 1º de outubro a 29 de dezembro
- Novembro: 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2025
- Dezembro: 2 de dezembro a 29 de março de 2025
Aderindo ao Saque-Aniversário FGTS
Para aderir ao saque-aniversário, você deve acessar o aplicativo Caixa Tem ou o site da Caixa Econômica Federal. Após fazer o login com o CPF e a senha, é necessário ir à seção “FGTS. Selecionar “Saque-Aniversário” e seguir todas as instruções.
Você pode obter mais informações usando o app Caixa Tem ou indo diretamente a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Por fim, o valor que você pode sacar varia conforme o saldo existente no FGTS. Além disso, é relevante lembrar que você pode escolher sacar o valor total ou somente parte do mesmo. O saque pode ser feito online, por meio do aplicativo Caixa Tem ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Como criar uma conta na Caixa?
Para criar uma conta na Caixa Econômica Federal, você pode seguir estas etapas:
- Acesse o site oficial da Caixa: https://www.caixa.gov.br/.
- No menu superior, clique em “Internet Banking” e selecione “Acessar agora”.
- Na página de acesso ao Internet Banking, clique na opção “Cadastre-se”.
- Você será direcionado para uma página de pré-cadastro. Preencha todos os campos com as informações solicitadas, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, entre outros.
- Após preencher os campos, clique em “Continuar”.
- Na próxima tela, você precisará criar uma senha de acesso ao Internet Banking. Siga as orientações de segurança para criar uma senha forte e segura.
- Após criar a senha, clique em “Cadastrar”.
- Você receberá um código de ativação no seu celular cadastrado. Insira o código recebido no campo indicado na página.
- Após confirmar o código de ativação, sua conta no Internet Banking estará criada e você poderá acessar sua conta da Caixa online.
Além disso, você também pode criar uma conta na Caixa Econômica Federal pessoalmente, em uma agência bancária da Caixa. Basta comparecer a uma agência com seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e solicitar a abertura da conta.