Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo misto, ficando praticamente de lado em relação à sessão anterior, enquanto Wall Street se viu arrastada por retornos negativos das ações da Intel e da Disney, que pesaram sobre o Dow Jones.
“Apesar das dificuldades recentes, os principais índices permanecem um pouco abaixo das máximas históricas. Os investidores podem se lembrar que o 1º trimestre também começou em um tom suave, assim como o 3º e o 4º trimestre do ano passado”, explicaram analistas do Charles Schwab em nota.
Resultado dos índices:
- Dow Jones cai 0,11% (39.127,21 pontos);
- S&P 500 sobe 0,11% (5.211,59 pontos);
- Nasdaq ganha 0,23% (16.277,46 pontos).
Repercussão dos indicadores
Os mercados iniciaram o pregão em queda, impulsionados pelo anúncio da ADP de que o setor privado dos EUA criou 184 mil empregos em março, superando as expectativas. Esses números adiantam as expectativas em torno do relatório oficial do mercado de trabalho, o payroll, a ser divulgado na sexta-feira.
No entanto, a confiança do mercado foi parcialmente restaurada com a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI) de serviços, que caiu para 51,4 no mês passado. Isso reforçou a especulação de que o Federal Reserve (Fed) poderá iniciar o ciclo de relaxamento monetário em junho.
Discursos de autoridades do Fed
As autoridades do banco central também jogaram um balde de água fria na possibilidade de os juros caírem mais cedo. O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse à CNBC pela manhã que só vê um movimento para baixo este ano, em algum momento do quarto trimestre.
Durante o dia, o presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou sua postura cautelosa em relação aos próximos passos da política monetária. Ele enfatizou que os juros só serão reduzidos quando houver “mais confiança” de que a inflação retornará à meta de 2%.
Agora, os traders veem uma probabilidade quase de 99% de que as taxas permaneçam inalteradas na reunião de política do Fed em maio, de acordo com a Ferramenta CME FedWatch. Eles estão antecipando uma probabilidade de 62,5% de um corte na reunião de junho, uma queda significativa em relação aos 70,1% vistos uma semana atrás.
Cenário corporativo
Apesar de um início de tarde relativamente calmo em Wall Street, a volatilidade persistiu. As ações da Intel caíram 8,2%, enquanto as da Walt Disney recuaram 3,1%, combinando para perdas de aproximadamente 50 pontos no Dow Jones. A Procter & Gamble (-2,75%), Johnson & Johnson (-2,1%) e Boeing (-1,6%) também contribuíram significativamente para o declínio.
A Nvidia, que chegou a voltar ao positivo no pregão após quedas consecutivas recentes, fechou em queda (-0,5%) e derrubou o otimismo dos traders. Em contrapartida, as megacap de tecnologia, Netflix (+2,5%) e Meta (+1,8%), subiram.