No dia 14 de junho, a Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil) promove a quarta edição do seu principal fórum de discussão sobre Concorrência e Antitruste, o Brazilian Competition Day. O evento, que reúne autoridades internacionais, lideranças do setor privado, especialistas e representantes da academia, fomenta a defesa da concorrência como instrumento para a melhoria do ambiente de negócios no país.
O ICC Brazilian Competition Day visa a discutir a política concorrencial, fundamental para alavancar a inserção do país no comércio internacional. O tema repercute na atração de investimentos e no posicionamento do país nas cadeias globais de valor, influenciando o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.
O evento presencial será aberto pela Diretora Executiva da ICC Brasil, Gabriella Dorlhiac, seguido da participação de Martijn Snoep, Presidente do Conselho da Autoridade Holandesa para Consumidores e Mercados, abordando regras antitruste sobre as iniciativas das empresas em matéria de alterações climáticas: impactos e papel do regulador. Para fechar a manhã, ocorrerá um painel sobre políticas de concorrência e ação climática das empresas, ministrado por Dirk Middelschulte, VP Global de General Counsel Competition da Unilever, moderado por Ana Carolina Bittar, da Mattos Filho Advogados.
Na parte da tarde, ocorre o painel Concorrência na Era Digital: Desafios e Oportunidades para as políticas públicas nos mercados digitais, com Adriana Cardinali, Diretora Jurídica e de Compliance do Mercado Livre, e moderação de Paulo Casagrande, da Trench Rossi Watanabe. Reforma tributária e os impactos para a concorrência é o tema do painel seguinte, com Rodrigo Orair, Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, e Lenisa Prado, Conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), moderado por José Inácio de Almeida Prado Filho, sócio de BMA Advogados. O evento finaliza com Alexandre Barreto, Superintendente-Geral do CADE.
O evento é parte das iniciativas desenvolvidas no âmbito da Comissão de Concorrência da ICC Brasil, que incluem os recentes Working Papers sobre Tributação e Concorrência; Economia Digital e a publicação “When Chilling Contributes to warming: How competition policy acts as a barrier to climate action”.
A quarta edição do Brazilian Competition Day acontece de forma presencial na sede da ICC Brasil. O evento é gratuito para os associados da instituição, R$ 400 para não-associados e R$ 200 para estudantes. Inscrições no site 4th Brazilian Competition Day | ICC Brasil.
Imagem: Reprodução Linkedin