O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, disse hoje que está otimista de que os negociadores do Congresso possam chegar a um acordo para aumentar ou suspender o teto da dívida a tempo de realizar uma votação na Câmara na próxima semana.
“Vejo o caminho pelo qual podemos chegar a um acordo”, disse McCarthy a repórteres no Capitólio. “E acho que temos uma estrutura agora e todo mundo está trabalhando duro, e quero dizer, estamos trabalhando duas ou três vezes por dia.
McCarthy falou enquanto um pequeno grupo de negociadores da Casa Branca se reunia no Capitólio com sua equipe para chegar a um acordo que possa ser votado no congresso. A Câmara dos Estados Unidos é de maioria republicana e o Senado é controlado pelos democratas.
“Onde estávamos há uma semana e onde estamos hoje é um lugar muito melhor, porque temos as pessoas certas discutindo isso de maneira muito profissional, com todo o conhecimento, toda a experiência de todos os diferentes líderes”, acrescentou McCarthy.
Ontem, o líder republicano disse estar ‘mais otimista’ por uma solução para o impasse do teto da dívida. “Acho que no final do dia não temos um calote da dívida”, disse em entrevista à CNBC.
Segundo McCarthy, o presidente norte-americano, Joe Biden, e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, ‘finalmente recuaram’ da posição de que não negociariam.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Agência Brasil