Diante do crescimento da inteligência artificial no Brasil, a visão dos trabalhadores se divide em dois extremos. Quase metade dos funcionários (48%) temem perder seus empregos por contra da tecnologia, enquanto 74% querem ar máximo de serviço ao recurso.
Os números são do Annual Work Index 2023, estudo anual da Microsoft feito com mais de 30 mil pessoas, em diversos países.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
Os funcionários brasileiros têm usado a tecnologia para além de atividades corriqueiras no trabalho. 81% dos entrevistados utilizam a ferramenta para tarefas administrativas, 88% para natureza analítica e 82% para processos criativos.
Além desses números, 41% dos gerentes afirmaram, em entrevista, que usariam o recurso para aumentar a produtividade dos trabalhadores, uma vez que a tecnologia pode ajudá-los a aumentar a produtividade e a qualidade do serviço prestado.
Outro estudo, dessa vez da IBM, apontou que 66% dos profissionais de TI no Brasil estão implementando IA ou possuem planos de adotar o recurso em suas empresas, com intuito de acelerar iniciativas ESG (governança ambiental, social e corporativa).
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
Imagem: Freepik