O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou, ao sair da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o anúncio sobre a renegociação da dívida do Rio Grande do Sul será feito hoje, por volta das 15h, pelo presidente. “O anúncio de hoje diz exclusivamente à dívida do RS”, frisou o ministro, acrescentando que as medidas foram conversadas desde quinta com a equipe do governador Eduardo Leite.
Haddad destacou que novas medidas de auxílio ao estado, devastado pela pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, serão anunciadas no dia a dia, “de acordo com a especificidade da necessida de atendimento. Estamos sendo criteriosos para tomas as medidas de acordo com uma formatação sustentável e adequada”, completou o ministro, acrescentando que as medidas são tomadas sempre com o acompanhamento dos demais poderes e do Tribunal de Contas.
“O governador Leite está totalmente sintonizados com essas diretrizes”, afirmou o ministro aos jornalistas.
Neste momento, a renegociação ficará restrita ao Rio Grande do Sul, dentro do decreto de calamidade. A conversa com os demais estados será retomada, assegurou o ministro.
As medidas sobre atendimento direto à população já foram recebidas pela Fazenda e os cenários serão apresentados hoje ao presidente. A ideia é que esse novo pacote seja apresentado ainda nesta semana.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Imagem: Divulgação