Apesar do recente aumento nas alíquotas de imposto de importação determinado pelo governo Lula em janeiro de 2024, que prevê um aumento gradual até chegar a 35% em julho de 2026, o mercado brasileiro de veículos elétricos não mostra sinais de desaceleração. Pelo contrário, as vendas continuam a crescer, impulsionadas principalmente pela entrada agressiva de fabricantes chineses no país.
Estas empresas têm oferecido opções mais acessíveis aos consumidores brasileiros, contribuindo significativamente para a transição do país para uma mobilidade mais sustentável. Este cenário contrasta fortemente com o mercado de veículos a combustão, onde, por exemplo, a Hyundai elevou o preço do SUV Creta duas vezes em apenas 15 dias.
Quais são os carros elétricos mais acessíveis no Brasil atualmente?
O carro elétrico mais barato do Brasil é o BYD Dolphin Mini, custando R$ 115.800, batendo o preço do anterior líder de baixo custo, o Renault Kwid E-Tech, que agora está por R$ 139.990. A estratégia agressiva de preços dos fabricantes chineses tem claramente feito efeito, tornando a adoção de veículos elétricos uma opção viável para um número maior de brasileiros.
- BYD Dolphin Mini: R$ 115.800
- Caoa Chery iCar: R$ 119.990
- JAC e-JS1: R$ 126.900
- Renault Kwid E-Tech: R$ 139.990
- BYD Dolphin: R$ 149.800
- GWM Ora 03: R$ 150.000 (R$ 184.000 na versão GT)
- Hyundai Kona EV: R$ 189.990
- Seres 3: R$ 199.990
- Fiat 500e: R$ 214.990
- BYD Yuan Plus: R$ 229.800
Qual é o impacto das vendas de carros elétricos no mercado automotivo brasileiro?
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o BYD Dolphin Mini se destacou com excelentes números de vendas, emplacando 3.143 unidades em abril de 2024, superando até mesmo modelos a combustão bem estabelecidos, como o Toyota Corolla. Esse desempenho ressalta a crescente aceitação e preferência por veículos elétricos entre os consumidores brasileiros.
Investimentos Futuros dos Fabricantes na Indústria Brasileira
Com o sucesso contínuo, a BYD anunciou um aumento no investimento para R$ 5,5 bilhões no Brasil. A empresa planeja inaugurar sua nova fábrica em Camaçari, Bahia, local de operações anteriores da Ford, já em janeiro de 2021. Este investimento visa começar a produção local de veículos elétricos no segundo semestre de 2024, fortalecendo ainda mais a sua presença no mercado nacional.
Esta adaptação firme ao cenário de impostos mais altos e a clara aposta no potencial de crescimento dos veículos elétricos no Brasil sinalizam um futuro promissor para esta indústria no país, oferecendo aos consumidores alternativas mais sustentáveis e economicamente viáveis em relação aos modelos tradicionais a combustão.