O megainvestidor Warren Buffett tem uma frase clássica: “Nunca aposte contra a América”. Mas agora parece estar de olho em um mercado bem diferente dos Estados Unidos: o Japão.
O bilionário americano dobrou sua aposta nas empresas de trading japonesas, depois de um ganho de US$ 4,5 bilhões com seus investimentos anteriores, informou a Bloomberg.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
A Berkshire Hathaway, empresa de Buffett, aumentou sua participação em cinco empresas japonesas de trading para 7,4% em cada, incluindo a Itochu Corp., Marubeni Corp., Mitsubishi Corp., Mitsui & Co., e Sumitomo Corp.
A aposta de Buffett no setor de trading do Japão é uma mudança significativa em sua estratégia de investimento, que historicamente se concentrou em empresas americanas.
Ele inicialmente começou a investir nessas empresas japonesas em 2015, mas aumentou suas participações nos últimos anos, com ganhos significativos. A estratégia de investimento do chamado Mago de Omaha se concentre em empresas com um histórico sólido e estão subvalorizadas em relação a seus concorrentes.
A aposta ocorre em um momento em que as empresas japonesas estão buscando expandir suas operações globalmente, à medida que a economia do país se recupera. Além disso, as empresas de trading japonesas têm se beneficiado do aumento dos preços das commodities e do comércio global.
Imagem: Flickr/Divulgação