Na última semana, o mercado financeiro brasileiro enfrentou um cenário de incertezas, levando o Ibovespa, principal índice da nossa Bolsa, a seis quedas consecutivas — fechando a última semana em queda de 3%.
As declarações de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, associadas às chuvas intensas no Rio Grande do Sul, que a produção de carne e grãos aumentaram as preocupações dos investidores, uma vez que a escassez deve gerar um aumento nos preços, que deve pressionar ainda mais a inflação.
Quais os dados econômicos da semana?
O Boletim Focus, divulgado hoje de manhã, mostrou mudanças nas expectativas de inflação, com previsão de aceleração. O IPCA-15, que mede a prévia da inflação oficial, e dados de criação de empregos serão divulgados na terça-feira (28), com expectativa de alta de 0,47%. Na quarta-feira (27), será divulgado o IGP-M e dados sobre a taxa de desemprego.
No cenário global, as atenções estão voltadas para a nova rodada de entrevistas dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). Além disso, a confiança do consumidor e os dados do PIB serão acompanhados de perto nos EUA, assim como a inflação (CPI) na Alemanha.
Expectativas de cortes de juros
As últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM) no Brasil e do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) nos EUA mostraram divergências sobre a política de juros.
No Brasil, a possibilidade de cortes na taxa Selic foi descartada, com expectativa de manutenção da taxa atual até o final do ano. Já nos EUA, as probabilidades de aumento dos juros aumentaram, refletindo as preocupações com a persistência da inflação.
No episódio desta segunda-feira (27), ele também destaca:
- A queda do Ibovespa em meio a expectativas de inflação;
- Possibilidade de manutenção das taxas de juros pelo Fed;
- Dados de inflação na Alemanha e PIB nos EUA;
- Boletim Focus e IPCA-15 esperados para esta semana;
Na série “Perspectivas da Semana” o sócio da Wise Investimentos Sérgio Ricciardi aprofunda as tendências e eventos que pautarão o mercado financeiro. Toda segunda-feira, no canal do YouTube do Monitor do Mercado.









