A recuperação econômica da Alemanha está acontecendo gradualmente, com perspectivas de continuidade ao longo do ano, impulsionada pelos gastos dos consumidores à medida que os salários reais continuam a aumentar, conforme indicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira.
Segundo o FMI, espera-se que o Produto Interno Bruto (PIB) real da Alemanha registre um crescimento de 0,2% em 2024, impulsionado também pela demanda externa, com projeções de um crescimento mais robusto entre 1% e 1,5% durante os anos 2025 e 2026. As projeções foram divulgadas em um comunicado emitido hoje após a conclusão de uma missão do Fundo ao país.
Além disso, o FMI antecipa uma continuidade na queda da inflação na Alemanha ao longo de 2024, com desaceleração também no núcleo da inflação, embora se preveja que permaneça acima do índice geral.
A análise aponta que os riscos para estas projeções estão, em linhas gerais, equilibrados. Entre os riscos de alta, estão inclusas possíveis notícias positivas e menor incerteza que poderiam estimular o consumo e o investimento em um ritmo mais acelerado do que o esperado.
Por outro lado, os riscos de baixa incluem o potencial de maior fragmentação geoeconômica, agravamento de conflitos globais e intensificação do estresse nos mercados imobiliários comerciais globais.
*Com informações da Agência CMA