O término do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2024 trouxe uma preocupação adicional para muitos brasileiros. Aqueles que deveriam declarar e falharam em cumprir o prazo agora enfrentam a possibilidade de estar em dívida com a Receita Federal. Conhecido coloquialmente como ‘o Leão’, o órgão não dispensa consequências para quem se atrasa.
Qual o valor da multa do de Imposto de Renda?
A possibilidade de submeter a declaração tardia começa às 8h da próxima segunda-feira, e, embora seja uma solução para sair da irregularidade, ela vem acompanhada de multas. Essas multas, calculadas a partir de 1% ao mês sobre o valor devido, poderão alcançar até 20% do valor ou ter um valor mínimo fixo. Qualquer contribuinte nesta situação precisa estar atento aos detalhes e prazos para regularização.
Como funcionam as multas por atraso do Imposto de Renda?
O cálculo da multa por atraso na entrega da declaração de Imposto de Renda é direto. Se não houve imposto a pagar, o valor mínimo é fixado em R$ 165,74. Já para os que têm imposto a pagar, a multa começa em 1% ao mês, podendo chegar a até 20% do valor devido. Este valor é inegociável e deve ser quitado por um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
Como regularizar sua declaração de Imposto de Renda?
Para os contribuintes que precisam enviar a declaração após o prazo, o processo é o mesmo que para as declarações enviadas dentro do prazo. É possível utilizar o Programa Gerador da Declaração (PGD), o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o portal e-CAC. Após a transmissão, uma notificação de lançamento da multa será gerada, com o Darf para pagamento.
Quais são as consequências de não regularizar o Imposto de Renda?
Falhar em regularizar a situação de imposto pode levar a uma série de complicações sérias. Além de ter o nome incluído na Dívida Ativa e no Cadin, o contribuinte pode enfrentar impedimentos como a renovação de documentos importantes, dificuldades em obter financiamentos e até ações judiciais. Para evitar essas consequências, é crucial pagar as multas e o imposto devido dentro do prazo de 30 dias, seguindo a notificação da multa.
Em Mato Grosso do Sul, mais de 627 mil declarações foram entregues, excedendo as expectativas da Receita Federal. Além disso, a receita já começou a pagar os lotes de restituição. O controle sobre cada contribuinte pode ser feito tanto pelo site quanto por aplicativos específicos, facilitando o acesso às informações e medidas necessárias para estar em dia com o Imposto de Renda.
Portanto, mesmo com a opção de declarar com atraso, é crucial entender as implicações e agir rapidamente para regularizar a situação e evitar maiores problemas com o Leão. Fique atento aos prazos e procedimentos para garantir sua regularidade fiscal.