A iminente combinação entre Lojas Americanas e B2W, que será votada pelos acionistas das empresas em reuniões agendadas para 10 de junho, tem um desconto implícito de 16% e 25% para as ações LAME4 and LAME3, respectivamente, e ainda traz assimetria à avaliação de LAME3, avalia o BTG Pactual.
Em análise da fusão para os clientes, os analistas lembram que a estrutura proposta para a combinação dos negócios consistirá, numa primeira etapa, na incorporação dos ativos da Lojas Americanas pela B2W, incluindo suas lojas e participação de 57% na Ame Digital usando créditos de impostos acumulados em seu balanço, no valor de R$ 3,4 bilhões.
Como resultado, a Lojas Americanas passará a ser um veículo de investimento não operacional (com participação na B2W como o único ativo em seu balanço) e permanecerá listada com suas ações ordinárias e preferenciais. A B2W, por sua vez, passará a se chamar Americanas SA e será negociada com o novo ticker AMER3. Em uma segunda etapa, a Lojas Americanas deverá listar a LAME nos Estados Unidos dentro de um ano, unificando os papéis ordinários e preferenciais.
Pelos termos do negócio, os acionistas da Lojas Americanas irão diretamente receber ações da AMER3 em decorrência da transferência dos ativos. A relação de troca das ações LAME para B2W foi definida em 0,18 (ou de 0,134, considerando o valor contábil das duas empresas), com prêmio de 5%.
Os acionistas controladores da Lojas Americanas passarão a deter diretamente 14,43% da AMER3, e os acionistas minoritários, 23,25%. Enquanto isso, a Lojas Americanas terá 38,94% da Americanas SA (AMER3) e os atuais acionistas da B2W, 23,38% da nova companhia.
“Embora o negócio deva desbloquear valor, com AMER a ser visto e avaliado como um player multicanal, atualmente vemos assimetria no desconto de manutenção, especialmente em LAME3”, disseram Luiz Guanaes, Gabriel Disselli e Victor Rogatis.
Assumindo os preços atuais de LAME4, LAME3 e BTOW3 e a relação de troca de 0,18 das ações da LAME (ambas ON e PNs) para ações da B2W, eles apontaram descontos de 8,2% e 12,7% para os papéis para LAME4 e LAME3, respectivamente, enquanto isso, os descontos de manutenção para os ativos estão atualmente definidos em 16% e 25%.
“Vale ressaltar que ambas as ações têm os mesmos direitos (tag along de 100%), LAME3 ainda tem uma liquidez decente (R$ 72 milhões ADTV) e a listagem nos Estados Unidos dentro de aproximadamente 12 meses abre espaço para uma valorização”, acrescentaram.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Wikimedia Commons