O BNP Paribas anunciou nesta sexta-feira (28) um aporte de 120 milhões de euros (R$ 773 milhões) em sua operação no Brasil, o maior investimento já anunciado para o país desde 2019.
A transação, que ainda depende de aprovação do Banco Central, marca o início de um novo ciclo de crescimento no país, visando o crescimento esperado para os próximos 18 meses, além de reforçar a atuação em infraestrutura e renda fixa no Brasil.
Segundo o BNP, os recursos serão utilizados para fortalecer a geração de negócios ligados a eventos corporativos relevantes e consolidar a presença da instituição junto a empresas nacionais.
- Enquanto você lê esta notícia, outros investidores seguem uma estratégia validada — veja como automatizar suas operações também.
BNP Paribas aposta em contratações estratégicas
Como parte desse movimento, o BNP Paribas contratou, no último ano, nomes de peso no mercado financeiro. Entre eles estão Fábio Mourão, líder do segmento de Clientes Corporativos, Fernanda Guardado, ex-diretora do Banco Central e atual economista-chefe para a América Latina, e Ricardo Cosenza, líder de Vendas Corporativas.
Essas contratações fazem parte do plano global de expansão do Corporate & Institutional Banking (CIB), segmento do grupo dedicado a grandes empresas.
Principais setores de interesse do BNP Paribas
Ricardo Guimarães, CEO do BNP Paribas no Brasil, destaca que o aporte sinaliza a confiança do grupo na operação brasileira.
“Estamos iniciando um novo ciclo no país, com foco na busca de oportunidades de negócios, especialmente nos setores de saneamento, energia renovável, mobilidade urbana e infraestrutura de tecnologia”.
Relevância do mercado brasileiro
O BNP Paribas destacou que a operação brasileira é a única na América Latina que atua em todas as áreas de negócio do grupo, o que reforça a relevância estratégica do país dentro da visão regional e global.
Essa posição permite que as equipes locais contem com apoio direto dos times internacionais nas tomadas de decisão.
“A estrutura do banco permite oferecer serviços financeiros abrangentes em todas as nossas linhas de negócio, como Soluções de Crédito, Advisory M&A, Derivativos, Serviços de Custódia e Estruturação de Dívida, por exemplo”, explicou Guimarães.
- Chega de operar no escuro: conheça a ferramenta que automatiza seus investimentos — acesse agora e fale com nosso time no WhatsApp.
Perspectiva de expansão dos bancos europeus no Brasil
Guimarães também destaca que o ambiente atual favorece a atuação de instituições estrangeiras no Brasil.
“Observamos oportunidades crescentes para bancos europeus no Brasil, impulsionadas pela demanda das empresas por diversificação de parceiros bancários de diferentes geografias. Este é um momento propício para compartilhar a ampla oferta de produtos e serviços do BNP Paribas, que nos posiciona como um parceiro estratégico para as empresas brasileiras”, disse.
O executivo acrescentou que o aporte de capital consolida a posição do BNP Paribas como um dos principais bancos internacionais no Brasil e como parceiro essencial para empresas que buscam inovação e expansão em um mercado em transformação.